A Secretaria de Obras e Trânsito de Formiga elaborou um projeto para promover alterações no trânsito de algumas das principais vias da cidade. O intuito é organizar o tráfego de veículos e pedestres no Centro da cidade.

No cruzamento entre as ruas Barão de Piumhi e Pio XII, por exemplo, serão alargadas as calçadas e implantadas faixas de pedestres elevadas, nas quais não haverá desníveis em relação à pista ao atravessar e a extensão de travessia será menor, o que beneficia, especialmente, pessoas com mobilidade reduzida. Com a nova configuração, haverá o aumento da segurança e da acessibilidade, além de maior fluidez do tráfego.

Outra mudança que será adotada é a permissão de estacionamento do lado oposto à praça Getúlio Vargas e do lado direito da rua Barão de Piumhi, entre a rua Coronel José Gonçalves D’Amarante e a rua Pio XII – tal medida já é adotada aos sábados e, por causa da boa aceitação por parte da população, será adotada todos os dias. Com essas alterações, a pasta espera criar 30 novas vagas de estacionamento para automóveis e mais 30 para motocicletas.

De acordo com o superintendente de trânsito, Luciano Chagas, na praça Getúlio Vargas, haverá a reorganização das vagas de carga e descarga, sendo uma para cada lado da via. Assim, a praça será liberada ao convívio das pessoas. “Vale lembrar que as vagas de carga e descarga são públicas, ou seja, não são exclusivas do estabelecimento onde estão localizadas. Além disso, o veículo deve ocupar a vaga somente pelo tempo indispensável à operação de carga e descarga, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Isso garante a rotatividade do espaço, beneficiando o comércio e os clientes”, explica.

“As sucessivas mudanças no trânsito ao longo do tempo tornaram a sinalização confusa e ineficiente. Por isso, elaboramos esse projeto, com o objetivo de organizar o trânsito em uma das principais artérias do Centro da cidade, com alto fluxo de travessia de pedestres e com importante entroncamento de fluxos veiculares e do transporte coletivo. As obras estão sendo iniciadas, com previsão de término até 20 de dezembro. Pedimos que as pessoas compreendam os transtornos durante a realização das obras e que os pedestres e condutores observem e obedeçam a sinalização. Os transtornos passam, mas os benefícios serão permanentes”, ressalta Luciano.

No cruzamento da rua Barão de Piumhi com a rua Pio XII serão alargadas as calçadas e implantadas faixas de pedestres elevadas (Fotos: Decom/Formiga)

Será permitido o estacionamento do lado oposto à Praça Getúlio Vargas

Na Praça Getúlio Vargas, haverá a reorganização das vagas de carga e descarga, sendo uma para cada lado da via

No lado direito da rua Barão de Piumhi, entre a Rua Coronel José Gonçalves D’Amarante e a Rua Pio XII, será permitido estacionar

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: