Um domingo diferente, marcado pela música, cultura e tradição! Foi assim, na manhã do dia 24, que a Praça Congadeiro Antônio Eugênio recebeu a 5ª edição do Encontro de Bandas Civis, dentro da programação do Centenário de Luz e do aniversário de 104 anos da banda de música Lyra Vicentina Aterradense.
Promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Luz, o evento contou com a participação de oito corporações, cuja concentração foi no Centro Educacional Parreiras. Dali, percorreram a rua Claudomiro Costa Pinto, até à praça, para as apresentações de cada grupo, aplaudidas pelo público presente.
Nesta edição, marcaram presença as bandas Lyra Vicentina Aterradense (Luz), José Viriato Bahia Mascarenhas (Pitangui), Lira São Carlos (Lagoa da Prata), Lira Monsenhor Otaviano (Santo Antônio do Monte), Celso Máximo Pereira (Pompéu), com a participação de músicos de Abaeté, Corporação Musical Lira Santo Antônio (Campos Altos), Lira Musical São Sebastião (Nova Serrana) e Lira Musical Nossa Senhora da Saúde (Perdigão).
Cada banda apresentou cinco músicas alternadamente, no sistema de rodízio e todas juntas, executaram o Hino Nacional. Antes de finalizar as apresentações, houve a entrega de troféus de participação para os representantes das bandas pelas mãos do prefeito Agostinho Carlos Oliveira e da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Edmara Caldas.
Além de levar arte, cultura e lazer aos sons metálicos dos trompetes, pratos, trombones e vários outros instrumentos que encantam pessoas da terceira idade, adultos e jovens, o encontro proporcionou aos moradores e visitantes da cidade a oportunidade de apreciar e adquirir peças únicas e feitas por artesãos locais.
Para o público presente ao evento, promover um encontro de bandas é manter viva a tradição e a cultura musical. “Esses encontros de bandas de música sempre nos proporcionam momentos maravilhosos. Parabéns à Prefeitura e a todos envolvidos pela organização deste evento e por valorizar e manter viva a tradição das bandas de música”, exaltou a moradora do bairro do Rosário, Sandra Aparecida Oliveira Ferreira que foi acompanhada do esposo e da filha.
“A realização deste encontro de bandas é muito importante para a nossa cidade, pois não só mostra o que temos de bom, como também atrai turistas. Não podemos deixar morrer essa tradição! A administração municipal está de parabéns”, disse Cássia Regina Fonseca, moradora do bairro Dom Belchior.
“Eu gosto bastante deste tipo de evento. É uma forma de manter viva a tradição das bandas e a cultura musical. E eu vejo que a Prefeitura está se empenhando bastante nesta área. Parabéns à administração municipal por apoiar nossa centenária banda Lyra Vicentina Aterradense”, destacou o morador do bairro Nossa Senhora Aparecida, Jaime Alves Moreira.

Foto: Reprodução/ Tapiraímg TV

Foto: Reprodução/ Tapiraímg TV

Foto: Reprodução/ Tapiraímg TV

Foto: Reprodução/ Tapiraímg TV

Foto: Reprodução/ Tapiraímg TV

Foto: Reprodução/ Tapiraímg TV

Foto: Reprodução/ Tapiraímg TV
Fonte: Tapiraímg TV