Na quarta feira (6), a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Formiga enviou à redação do jornal Nova Imprensa o seguinte release:
?Membros da Cooperativa Agropecuária de Formiga se reuniram com alguns representantes da Prefeitura Municipal, na segunda-feira (4). Presentes ao encontro, o vice-prefeito, Eduardo Brás; o secretário Interino de Saúde, Rafael Alves Tomé; o secretário de Fazenda, Antônio Carlos Alvarenga (Toinzinho); o chefe de Gabinete e secretário interino de Comunicação, José Terra de Oliveira Júnior, e o representante do deputado federal Antônio Andrade, empresário Marcos Sallum. De acordo com os membros da Cooperativa, o objetivo da reunião foi o de formalizar uma parceria entre as duas instituições.
De acordo com o diretor-presidente da entidade, Lúcio Gontijo de Amorim, a Cooperativa tem enfrentado graves problemas financeiros e espera que, com essa parceria, além da ajuda dos associados, isso seja solucionado.
O prefeito reforçou a parceria, e Marcos Sallum enfatizou que um apoio incondicional será dado, por parte do deputado Antônio Andrade?.

Ouvindo a Cooperativa:
Sobre a questão acima, ouvido pela redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias, o presidente da cooperativa, Lúcio Gontijo de Amorim, informou que:
1-Realmente recebeu na semana anterior a visita de representantes do município, em visita de cortesia à Cooperativa. Ali estiveram: Eduardo Brás, Rafael Tomé e José Terra Júnior, representando a Prefeitura; Rosimeire Mendonça (Meirinha) representando a Câmara Municipal e Marcos Sallum, na condição de representante do deputado federal, Antônio Andrade/PMDB). Naquela oportunidade, foi lhe informado que com a ajuda do deputado e com a interveniência de Marcos Sallum, seria possível a intermediação da vinda de recursos ?a fundo perdido? para serem incorporados ao patrimônio da Cooperativa.
2-Na segunda-feira (4), alguns membros da direção da Cooperativa estiveram no Gabinete do prefeito para retribuir e agradecer a visita recebida e reiterar o desejo de se formalizar a parceria a eles oferecida.
3-Que a cooperativa, há cinco anos, de fato sofreu um prejuízo no valor aproximado de R$1.300 milhão, provocado pela quebra da empresa Nilsa Alimentos, sediada em Ribeirão Preto, que naquela época tinha como detentor de 33% de seu capital, o BNDES e como um de seus principais acionistas, o Sr. Ademar de Barros Neto.
4-Que a diretoria, da época optou por não distribuir o prejuízo aos associados, como era de direito e de praxe, já que ali, como hoje, entendeu-se que a classe produtora rural, estava como de resto também hoje, bastante sacrificada e, portanto, descapitalizada para suportar tal prejuízo. Melhor seria que a Cooperativa ao longo do tempo, o amortizasse.
5-Agora, diante das ofertas feitas pelos representantes da municipalidade e do deputado Antônio Andrade, a atual diretoria, como não podia deixar de ser, viu e vê com bons olhos essa e qualquer outra parceria que venha reforçar o caixa da entidade.
6-No entanto, esclarece que a situação econômico-financeira da Cooperativa está perfeitamente sob controle, e as dificuldades financeiras havidas, ainda que momentâneas, podem ser sanadas por instrumentos de gestão própria, que são e serão aplicados sempre que necessário.
Lúcio lembrou ainda que a Cooperativa está em dia com as suas obrigações fiscais, com empregados e fornecedores e que, até hoje, orgulha-se de não haver atrasado, sequer por um dia, em qualquer pagamento de sua responsabilidade.

Com informações da Prefeitura de Formiga

COMPATILHAR: