O Festival da Linguiça é um dos eventos mais tradicionais  do calendário da cidade e que já caiu no gosto da população de Formiga e da região. Por voltar a realizá-lo, já que em 2016 foi cancelado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem trabalhando para firmar parcerias para viabilizar a realização do festival.

A pasta se inscreveu em um processo de seleção feito pela Codemig e foi contemplada. Com isso, a cidade de Formiga receberá apoio para realizar o evento.

(Foto: divulgação Secom)

Na manhã desta terça-feira (11), o analista regional do Sebrae Centro-Oeste e Sudeste, Eduardo Pereira Avelino, e a analista técnica da microrregião de Formiga, Ana Paula Silva estiveram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para uma reunião com membros da pasta.

Na oportunidade, foram debatidos possíveis projetos de parcerias entre as partes, principalmente no Festival. “Foram apresentadas as propostas do Sebrae, bem como as da Prefeitura, para a realização de eventos e promoções para o desenvolvimento local. O principal projeto é o 11º Festival da Linguiça, que visa o fortalecimento da história, tradição e marca da linguiça de Formiga, a ser realizado em junho.O Sebrae propôs a co-realização do evento, através do fornecimento de estrutura, com palco, som, iluminação, stands e mídia”,explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alisson Sá.

Grandes parcerias têm sido construídas ao longo das edições do evento, como é o casodas associações beneficentes. Elas são as responsáveis pela criação, produção e comercialização de pratos típicos feitos com a linguiça, que deve, obrigatoriamente, ser produzida no município. Toda a arrecadação do evento é destinada a essas instituições, que mantêm projetos distribuídos por toda a cidade.

Outras parcerias

Também foi enviado projeto à Caixa Econômica Federal. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico aguarda aprovação no banco para receber recursos que auxiliarão na realização do festival.

Ainda há uma proposta de parceria junto à Acif/CDL, através do Núcleo Gastronômico de Formiga, ligado ao Projeto Empreender, nos moldes do convênio feito para realização do Festival do Peixe, que teve grande adesão e sucesso na sua realização.

Para o prefeito Eugênio Vilela, “a parceria entre todas as grandes associações é extremamente importante, pois só assim conseguiremos gerar desenvolvimento econômico, cultural e de turismo no Município. Nosso plano de governo contempla o estreitamento das relações e a criação de alianças estratégicas com todas as entidades representativas”.

 A administração municipal ainda não definiu data para o evento, pois, ainda não confirmou a sua realização.

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: