Na quinta-feira (3), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu o lançamento do livro ?A Mágica do Saber?. O material pedagógico foi construído por nove professoras da rede municipal de Educação que trabalham com o segundo período da educação infantil.
O lançamento do livro foi realizado no auditório do Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap) e contou com a presença do prefeito Aluísio Veloso/PT, do vereador Gonçalo Faria/PSB, os secretários Geraldo Reginaldo (Educação), Túlio Fonseca (Comunicação) e Sheldon Almeida (Gabinete), as nove professoras autoras da apostila, equipe da Secretaria Municipal de Educação e demais convidados.
O evento teve início por volta das 19h, com a apresentação de músicos da Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel). Em seguida, foi apresentado um vídeo com o breve currículo das professoras que participaram do projeto, são elas: Ana Augusta de Castro Madureira, Eliana Maria Duque Carvalho, Elizabete Rodrigues de Moura, Flávia Inês C.A. Almeida, Juliana Martins Parreira, Shirley Vieira, Sônia Fátima da Cunha Melo, Tatiana Camargo França e Teresinha Camargo de Oliveira.
A diretora de Gestão Educacional, Fátima Belo, que acompanhou todo o processo de construção do material e participou da edição do ?Mágica do Saber?, agradeceu a confiança que o secretário Geraldo Reginaldo depositou em toda a equipe e parabenizou as professoras que aceitaram o desafio de construir este material. Fátima também agradeceu a toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que não poupou esforços para a realização e sucesso desta apostila.
?Esse material é muito rico. Seguimos todas as orientações curriculares da educação infantil. Temos um material personalizado para os alunos do município de Formiga? disse Fátima.
Em seu pronunciamento, o secretário Geraldo Reginaldo relembrou os projetos de sucesso da Secretaria de Educação e também falou sobre o excelente resultado que o município teve no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ) em 2010, quando Formiga ocupou a 58ª posição no ranking nacional, entre 5.561 municípios.
?Eu posso estar à frente do sistema, mas não sou o todo. Se não tivesse o apoio de toda equipe, não conseguiríamos fazer a educação acontecer no município. O sucesso da educação em Formiga é resultado de um trabalho coletivo?, disse o secretário em agradecimento aos servidores da Secretaria Municipal de Educação.
As professoras autoras da apostila receberam, das mãos do prefeito Aluísio o exemplar do ?Mágica do Saber? e uma placa de agradecimento pelo trabalho prestado. Em seguida, foi realizado um coquetel em comemoração ao lançamento do material pedagógico.
Mágica do Saber
A apostila ?Mágica do Saber? foi elaborada por nove professoras da rede municipal de ensino e servirá como guia para alunos do 2º período de educação infantil e para profissionais que trabalham com essas turmas.
A proposta para a criação da apostila surgiu da necessidade de se padronizar a abordagem das diretrizes curriculares e sistematizar o ensino da educação infantil.
Cada três professoras trabalharam em cima de uma disciplina, sendo: português, matemática e natureza e sociedade. O material foi reunido e editado pela diretora de Gestão Educacional, Fátima Belo, que participou de uma série de capacitações do Ministério da Educação.
As profissionais elaboraram a apostila do aluno, com 226 páginas e um manual para os professores, com 88 páginas.
Para a elaboração da apostila ?A mágica do saber?, as profissionais tiveram como referência a Lei de Diretrizes para a Educação Infantil e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de uma série de outras publicações do Ministério da Educação e outros autores e profissionais da área.
Todos os alunos que estão no 2º período da educação infantil na rede municipal de ensino receberão a apostila, que será trabalhada no primeiro semestre deste ano.

Comentários
COMPATILHAR: