Esta semana, representantes da Prefeitura se reuniram com comerciantes (proprietários de trailers e dos quiosques) que trabalham na Praça do Coreto, no Terminal Rodoviário. A reunião teve a presença de vários secretários municipais .
?Estamos na reta final da conclusão da revitalização da Praça do Coreto. É hora de pararmos para pensar naquilo que podemos melhorar?, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Rodrigues.
Paulo César falou sobre a segurança do local e de como os comerciantes devem se unir para coibir o aparecimento de venda de drogas, brigas, entre outros. ?Um ambiente bonito, agradável, seguro, inibe o aparecimento de marginais? , comentou. O secretário lembrou que, em breve, um Posto da Polícia Militar será instalado no Terminal Rodoviário, na sala onde funcionava o Sine, proporcionando maior segurança tanto para comerciantes quanto para quem está passeando pelo local.
O chefe do Departamento de Indústria e Comércio, Carlyle Ribeiro falou sobre as questões de higiene e cuidados com a manipulação de alimentos. Ele convidou os comerciantes a participarem dos minicursos gratuitos que estão sendo oferecidos pelo SEBRAE, de 22 a 25 de novembro. Entre os minicursos sugeridos estão: ?Boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos?; ?Dicas para evitar a contaminação em bares e restaurantes? e ?Como controlar a quantidade dos produtos, perdas e desperdícios?.
Carlyle Ribeiro lembrou que a fiscalização por parte da Vigilância Sanitária será forte e que a Prefeitura irá tomar as medidas necessárias, visando a segurança alimentar dos cidadãos.
Outro tema tratado na reunião é referente a limpeza da praça. O secretário Paulo Coelho falou da importância da colaboração de cada um e os cuidados que devem ter com o descarte do lixo. ?Se vocês não cuidarem da limpeza do local, vocês serão os primeiros prejudicados. Haverá uma forte fiscalização e a lei será cumprida? , disse o secretário aos comerciantes.
Paulo Coelho disse ainda que, em breve, a Prefeitura irá disponibilizar lixeiras adequadas para o depósito de lixo seco e úmido no local. ?O ambiente estando limpo, as pessoas também se sentem responsáveis e colaboram com a manutenção da limpeza? , destacou o secretário Paulo César Rodrigues.
O secretário municipal de Fazenda, Elizaldo Frade, falou sobre a fiscalização e sobre o alvará de licença. ?Vamos atuar de modo muito rígido e procurar, dentro de nossas possibilidades, coibir todos os vendedores e ambulantes que não tem autorização? , disse o secretário, que ainda pediu a colaboração dos comerciantes para ajudar na fiscalização e, quando necessário, comunicar as autoridades responsáveis.
?Queremos que vocês trabalhem dentro da legalidade. Iremos exigir de todos o alvará de funcionamento, que é a segurança de vocês? , explicou o supervisor de Departamento de Arrecadação e Fiscalização, Alcivander Silva (Vaninho Falcão).
Durante a reunião, os profissionais da Prefeitura lembraram que, nos próximos dias, serão demarcados os espaços que cada trailler terá e será instalada uma placa no local de ?Proibido Estacionar?, de segunda a sexta-feira, de 17h às 00h e sábados, domingos e feriados, de 15h às 00h.
?Cada um deverá fazer sua parte para melhorar o ambiente da praça. É responsabilidade de todos? , disse o secretário Paulo César Rodrigues.
Segundo informações dos representantes da Prefeitura, a reunião será levada ao conhecimento da promotora de Meio Ambiente, Luciana Imaculada de Paula, que irá formalizar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com a assinatura dos comerciantes, Ministério Público e do prefeito Aluísio Veloso/PT.

COMPATILHAR: