A AIR Worldwide, consultoria de riscos em catástrofes, estimou nesta segunda-feira (1º) que os prejuízos do terremoto de sábado (27) no Chile podem passar de US$ 15 bilhões. Segundo a AIR, as perdas seguradas podem exceder os US$ 2 bilhões.

O vice-presidente sênior de pesquisa e modelagem da AIR Worldwide, Jayanta Guin, afirmou que a perda econômica total provavelmente será forte pelos danos não apenas em prédios, mas pelo impacto generalizado sobre infraestrutura, incluindo rodovias, pontes, aeroportos e instalações, além de redes de telecomunicações.

A perda estimada leva em conta as propriedades que têm seguro contra danos, as perdas pela interrupção nos negócios e o aumento na demanda por serviços e trabalho por causa da catástrofe. O terremoto matou mais de 700 pessoas.

Brasil vai enviar hospital e equipes de busca ao Chile

O governo brasileiro vai enviar ao Chile um hospital de campanha da Marinha e equipes de busca e salvamento. A data, o local de embarque e a área de destino serão definidos ainda com o governo chileno. A informação é do Gabinete de Segurança Institucional, que se reuniu hoje para discutir as medidas de apoio às vítimas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que sacudiu o Chile na madrugada de sábado.
Participaram da reunião o embaixador do Chile, Álvaro Diaz, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Felix, e representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa, da Integração Nacional e dos comandos da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O caos generalizado fez com que a presidente do país, Michelle Bachelet, decretasse estado de exceção de catástrofe nas regiões de Maule e Concepción, as mais devastadas, além de um toque de recolher.

COMPATILHAR: