O vereador José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM) está rígido em sua gestão como presidente da Câmara Municipal. Nas reuniões do Legislativo, ele sempre aciona a campainha em sinal de protesto, quando algum colega extrapola os cinco minutos para comentar os projetos aprovados, ou ainda para ?botar? ordem na Casa quando a conversa fica incessante no plenário.
Na segunda-feira (5), a reunião começou com os dez vereadores, porém, após as 17h30, além de Mazinho, havia somente quatro edis no plenário. O presidente da Casa disse que a vaga para vice-presidente da Câmara ainda estava vaga, já que ele foi eleito presidente, ocupando a vaga deixada por Moacir Ribeiro/PMDB, que teve seu mandato cassado.
?Essa mesa diretora está com uma vaga de vice-presidente. O Regimento Interno nos reza que deve ser feito uma eleição para vice-presidente. Se fizer vai ser inédito, pois eu nunca vi uma eleição para vice. Queria colocar em plenário se algum vereador candidata à vaga, ou se posso regulamentar a vaga para o vereador Dr. Reginaldo que está ocupando a vaga de vice?, solicitou Mazinho.
Ninguém se pronunciou sobre o assunto em questão. No momento estavam presentes Dr. Reginaldo (PCdoB), Edmar ferreira/PT e os peemedebistas Mauro César/PMDB e José Aparecido Monteiro (Zezinho Gaiola).
?Desde já, para a população formiguense que está nos ouvindo, está no caso de terminar a reunião porque não está dando quórum. Os vereadores se ausentaram mais cedo, dois me pediram permissão e, neste momento, estamos apenas com cinco vereadores no plenário. Eu fico aqui às vezes precisando fazer as minhas necessidades fisiológicas e não tenho como sair e os vereadores vem aqui, fazem seus pedidos de providências e nos deixam aqui, nos vereadores, com cara de tacho. Sou mesmo transparente e falo mesmo, doa a quem doer. É só uma vez por semana que vem aqui nesta Casa, por quatro ou cinco horas. Se for preciso repetir isso na segunda-feira [próxima, dia 12] eu vou repetir?, destacou o presidente da Câmara.
Mais tarde, Mazinho anunciou que Dr. Reginaldo ficaria como vice-presidente no Legislativo e Zezinho Gaiola como segundo-secretário (vaga deixada por Dr. Reginaldo). O presidente da Casa disse que ia consultar o assessor jurídico da Câmara e se estiver dentro da legalidade, vai fazer um projeto de lei proibindo os vereadores de atender o público durante o horário de reunião. ?Este horário é para nós trabalharmos e mostrar uma bela postura para a nossa sociedade. Mostrar que nós trabalhamos e cumprimos o nosso horário. Vamos fazer este projeto sim, pois é muito vergonhoso para quem está na mesa diretora e olhar para ?baixo?, e não ver vereador?.
?Como foi prometido para a imprensa, estarei normalizando a questão dos lugares da mesa diretora. A partir desta semana, Dr Reginaldo já faz parte como vice-presidente. Peço à secretária para tomar as providências necessárias, para que nas placas de homenagem saiam os nomes completos que compõe a mesa diretora. Indico para a vaga de segundo-secretário o vereador Zezinho Gaiola. Sei que o tempo é curto, para ele exercer essa função, mas pela eficácia e capacitação que ele tem, sei que ele vai dar conta de assumir esse cargo. Vai ser de bem e de muita valia para a mesa e para a sociedade formiguense?,
finalizou Mazinho.

Comentários
COMPATILHAR: