O presidente interino da Liga Amadora de Formiga (LAF), Luciano Costa da Silveira, enviou uma carta aos dirigentes esportivos de clubes de futebol de Formiga. A proposta é analisar e participar dos debates para o resgate da categoria. ?Somente a união de forças será capaz de levantarmos o futebol formiguense?, ressaltou Luciano Costa.
O presidente da Liga citou vários itens para melhorar as competições.
1º-Reorganizar toda a estrutura administrativa da Liga Amadora de Formiga com a nomeação de novos diretores e criação de departamentos de futebol por categorias, registro único de atletas e manutenção de vínculos dos atletas de base ao clube formador.
2º-Moralizar as atitudes de dirigentes e treinadores dos clubes filiados, criando regras e normas para transferência e manutenção das atividades esportivas de cada clube, evitando que atletas migrem dos clubes onde treinam e que clubes de camisa ou de outras cidades busquem nossos atletas.
3º-Discutir a proposta de que os atletas de base, ou seja, até o juniores que venham a participar das competições municipais sejam residentes no município através de comprovação de vínculo, registro e declaração escolar.
4º-Impedir que atletas residentes de outros municípios participem das competições municipais, ou seja, que tirem a oportunidade dos atletas formiguenses, possibilitando o vinculo com os clubes e garantindo as atividades durante todo o ano e não apenas em períodos de competições, além de impedir WO por ausência de jogadores, pois com esta proposta todos estarão vinculados e identificados com os seus clubes.
5º-Que os atletas inscritos em 2011, permanecem com vínculo aos seus clubes, sendo que a transferência deverá ser assinada pelo clube de origem, liberando a saída do atleta, caso contrário o mesmo não poderá ser inscrito.
6º-Visita dos órgãos competentes aos estádios e campos de futebol para liberação dos mesmos para competições, emitindo laudos e solicitando presença de policiamento.
7º-Realização de partidas em todos os estádios liberados, atendendo ao direito de mando de campo, assim como a determinação de outro estádio, caso o clube não consiga adequar suas instalações ou tenha problemas em jogos.
8º-Definição das taxas de anuidade, inscrição, transferência e outras visando à manutenção das atividades da Liga e Associação dos Clubes, além de incentivar a premiação em dinheiro aos clubes vencedores.
9º-Renovação de cadastro dos clubes, histórico e levantamento dos últimos campeões e confrontos dos clubes formiguenses, assim como os atletas de destaque de cada agremiação para indicação a galeria do futebol.
10-Definição das categorias do Troféu Jesus Silva e busca de parcerias para realização da Festa do Futebol.
11-Apresentação do calendário esportivo municipal e regional, visando à participação dos clubes formiguenses nas competições que serão promovidas pela Liga.
12-Convocar uma assembleia extraordinária no próximo dia 13 às 19h30 na sede da Liga para tratarmos das propostas para 2012 e manifestação dos clubes na participação das competições.
13-Apresentação das contas da Liga e Associação referente o exercício 2011.
14-Busca de parceiros para realização das competições de 2012.
15-Definição da comissão de presidentes de clubes que buscará apoio do poder público municipal para manutenção dos estádios e realização de competições.
16-Elaboração de uma carta à população sobre a realidade, necessidade e descaso com o futebol formiguense, exigindo dos pré-candidatos o compromisso com a instalação de uma secretaria de esportes.
Presidente da LAF propõe resgate do futebol formiguense
Luciano Costa citou vários itens para melhorar as competições.