A política formiguense está começando a ficar agitada, quase um ano antes das eleições municipais de 2012. O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Formiga, Elton Costa, decidiu nesta terça-feira (23) romper com o partido aliado, o Partido dos Trabalhadores (PT).
Questionado pela reportagem do portal Últimas Notícias e do jornal Nova Imprensa, se o que motivou o rompimento político seria a vitória, para presidente da Câmara Municipal, do vereador José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM) sobre o candidato do seu partido, o vereador Gonçalo Faria, Elton respondeu que não tinha nada contra o Mazinho e o que fez tomar tal decisão seria a falta de apoio de membros do PT ao PSB. ?O rompimento se deve ao trabalho que fizeram contra o Gonçalo na calada da noite?, disse. E completou: ?O PT não foi coerente com a gente. Não estou discutindo a vitória do Mazinho. Tomara que ele dê conta de tocar aquilo lá [Câmara Municipal]?.
Elton Costa escreveu uma carta para o prefeito Aluísio Veloso/PT, contando-lhe oficialmente do rompimento político dos partidos, já que não têm interesses em comum (confira abaixo a íntegra da carta). ?(…) Todavia, na última eleição para a Presidência da Câmara Municipal, um escudeiro de vosso Governo, o Nobre e Ético Vereador Gonçalo Faria, foi tratado como adversário. (…)? , diz um trecho da carta.
Ainda em defesa ao colega de partido, o presidente do PSB acrescenta: (…) A atitude em relação ao Vereador Gonçalo Faria é um inestimável serviço à direita e aos nossos adversários, aqueles mesmo travestidos de esquerda, que na verdade são esquerdalha, ou seja, esquerda canalha que se engaja visando sua manutenção a qualquer custo as benesses do poder. (…)?
Durante a entrevista, Elton Costa, que é também coordenador do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Formiga, disse que o rompimento político não tem volta e que irá se aliar ao Partido Verde (PV) e ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), tentando buscar também o apoio do Partido Democrático Trabalhista (PDT). ?Vamos fazer um grupo que não vai aceitar essa história de hegemonia política?, enfatizou.
Procurado pela reportagem, o vereador Gonçalo Faria disse que estava chegando de viagem e que ainda não tinha falado pessoalmente com Elton sobre o rompimento político do seu partido com o PT.
O outro lado
A equipe de redação tentou falar com o prefeito Aluísio Veloso para saber a opinião dele a respeito da carta enviada pelo presidente do PSB, porém, ele se mostrou surpreso e disse não conhecer o conteúdo.
Confira a íntegra da carta
Formiga, 23 de agosto de 2011
Exmo. Senhor
Aluisio Veloso da Cunha
DD. Prefeito Municipal
O saudoso Ninico Resende, ícone da Democracia, dizia com muita sapiência: ?Política se faz com os companheiros?.
Baseado nestas sábias palavras expressamos nossa solidariedade e admiração ao Nobre Prefeito Aluísio Veloso, que tivemos a honra de apoiar em 2004, e mesmo com a disparidade das campanhas vencemos.
E iniciamos um Governo de Mudanças, que se consolidou com a Reeleição em 2008, com nosso Companheiro Antonio Carlos Lamounier, o Antonio Metralha, homem do povo, como Vice Prefeito na Coligação PT-PSB-PTC partidos que tinham o mesmo propósito e pensamento. Vencemos dois baluartes da política, os ex-prefeitos por dois mandatos, Eduardo Brás (PSDB) e Juarez Carvalho (PV) com 54% dos votos.
Decorridos dois anos e meio do segundo mandato, iniciamos atendendo vossa convocação a construção de uma Aliança da Continuidade juntamente com o PT, a quem achávamos que era leal ao aliado de primeira hora. Pasmem… Ledo engano, pois setores do PT, sectários ao extremo são fiéis a hegemonia partidária.
O PSB não tem, nunca teve e nunca terá a aura do fisiologismo, uma vez que com a saída do companheiro Cleuton Lima e o falecimento do José Tourinho têm apenas quatro cargos em vossa administração, e nunca exigimos nada em troca. Somos parceiros para todos os momentos. E V. Exa., sempre confiou no partido, fiel ao Governo e pautado no devido respeito ao vosso comando.
Todavia, na última eleição para a Presidência da Câmara Municipal, um escudeiro de vosso Governo, o Nobre e Ético Vereador Gonçalo Faria, foi tratado como adversário. Não temos absolutamente nada contra o Vereador Mazinho, a quem temos muito apreço, e desejamos sorte na condução daquela egrégia Casa Legislativa.
Ademais, isto é um desabafo que está entalado nas gargantas dos militantes do PSB, que é um partido ético nascido em 1947, graças à luta de homens da estirpe de João Mangabeira, pois contribuímos e muito para vossa vitória em 2008. Somos organizados e temos nossa própria identidade. Não somos sublegenda de ninguém.
Em 2010 com coragem, emoção, coração e muita dignidade crescemos a nível nacional graças ao espírito socialista do saudoso Miguel Arraes. Pode até ser uma utopia! Mas que serve de inspiração para esta nossa decisão, pois a luta continua.
Por tudo isto, Exmo. Sr Prefeito Municipal, Aluísio Veloso da Cunha, a Comissão Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro ? PSB/40, formados por uma plêiade de ?grandes homens, para que possa haver homens maiores ainda?, vem muito respeitosamente, comunicar o nosso rompimento político com o Partido dos Trabalhadores – PT, preservando fidelidade a V.Exa e ao nosso Governo.
Fazemos isto, porque somos compelidos a fazer. O PSB está indignado com as artimanhas de quem não tem um mínimo de sensatez e macro visão do que é uma aliança política, uma vez que trabalharam contra o Companheiro Gonçalo Faria na calada da noite defendendo nossos adversários.
São os mesmos que apoiaram a direita atrasada em 2008, e se diz esquerda e progressista. Fica aqui a certeza que não aspiram ao desejo coletivo de pensar que a continuidade é possível aglomerando todos os segmentos organizados da sociedade em torno de um projeto político duradouro e perene, mas tramam como Silvério dos Reis, uma vez que praticam a política da autofagia.
Formiga, esta vetusta Terra das Areias Brancas, tem uma vocação ímpar e histórica de destruir lideranças, assim foi com Washington Ferreira Pires, com Dr. Olinto Fonseca, Mariano Silva, Ninico Resende e agora contra V.Exa, caro Companheiro Aluísio Veloso da Cunha. Estes setores fundamentalistas têm é micro visão e projeto meramente partidário. E isto a nosso ver esta distante dos anseios do nosso povo.
Coerentes com nossos princípios vamos continuar conversando com as forças políticas baseado numa reflexão de Frei Betto: ?Seja rigoroso na ética da militância política. A esquerda age por principio. À direita, por interesses. Um militante de esquerda pode perder tudo: a liberdade, o emprego, a vida. Menos a moral, a ética, a fidelidade e o respeito. Ao demosralizar-se, desmoraliza a causa que defende e encarna.?
A atitude em relação ao Vereador Gonçalo Faria, é um inestimável serviço à direita e aos nossos adversários, aqueles mesmo travestidos de esquerda, que na verdade são esquerdalha, ou seja, esquerda canalha que se engaja visando sua manutenção a qualquer custo as benesses do poder. É uma gente que busca interesses pessoais, em detrimento aos interesses coletivos. O verdadeiro militante, como Gandhi, Che Guevara, é um servidor, disposto a dar a própria vida para que outros tenham vida.
Nós socialistas por convicção não sentimos desonrados por estar ao seu lado, caro Companheiro Prefeito Aluísio Veloso, mas orgulhosos. De maneira que, a partir desta data, o Partido continuará participando de colóquios com as demais agremiações, sem o PT. Aceitamos Vossa condução, mas sem estarmos atrelados, uma vez que faltou com o PSB o devido respeito a nossa história de lutas, chegando ao cumulo de afirmar que somos um partido para o sexto ou sétimo escalão.
Saudações socialistas.
PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB/40

COMPATILHAR: