O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste sábado, em Lisboa, a implantação de duas fábricas da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), na cidade de Évora, em Portugal. Com investimentos estimados em 148 milhões de euros (R$ 366 milhões), as novas unidades industriais vão fabricar componentes estruturais para aeronaves.
Na cerimônia em que fez o anúncio, o presidente elogiou a Embraer e disse que a empresa é uma das ?paixões nacionais?. Lula ressaltou o fato do governo brasileiro ter comprado, recentemente, dois aviões produzidos pela empresa. ?Uma empresa brasileira no exterior é sempre uma bandeira brasileira no exterior e um espaço político de negociação e um espaço econômico de comercialização?, disse.
Para o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, a implantação das fábricas é de grande importância para o país. ?Significa, em primeiro lugar, que Portugal vai dar um pulo naquilo que é sua afirmação na área industrial. Vamos passar a ter um cluster aeronáutico. Vamos entrar na indústria aeronáutica pela primeira vez. E entramos em aliança com uma das melhores empresas do mundo?, disse, em entrevista a jornalistas brasileiros, depois da cerimônia.

Comentários
COMPATILHAR: