A Comissão InterSindical Formiga (Cisf) e os presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores da Saúde, dos Transportes, das Costureiras, do Comércio e da Construção se reuniram em Divinópolis, na terça-feira (18), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Divinópolis (Sinttrodiv), juntamente com outras lideranças sindicais do Centro-Oeste de Minas Gerais.
O encontro foi realizado com a presença do auditor fiscal Vicente Fidelis da Silva a convite das entidades sindicais. O objetivo da reunião foi colocar as dificuldades hoje encontradas em relação à atuação do Ministério do Trabalho frente às demandas dos trabalhadores e das entidades sindicais.
Na oportunidade, foi explanado pelas lideranças sindicais o interesse de somarem esforços para que o auditor fiscal retorne ao cargo de gerente da Superintendência de Divinópolis, cargo que deixou há alguns anos. Ainda foram discutidos os problemas que as entidades sindicais vêm enfrentando com a falta de fiscalização nas empresas por parte do MT, o risco de Formiga perder a Agência do Ministério do Trabalho por falta de pessoal e a necessidade de um melhor feedback por parte daquele órgão.
Vicente Fidelis acatou o pedido das lideranças e disse que envidará esforços para retornar ao cargo de gerente da Superintendência Regional em Divinópolis e tudo fará para que as demandas dos trabalhadores sejam atendidas e resolvidas de forma mais satisfatória, agradecendo ainda a confiança nele depositada. Ainda no encontro, foi nomeada uma comissão, com a participação de dirigentes sindicais de Divinópolis, Arcos, Pará de Minas, Itaúna e Formiga, que levará um abaixo assinado e documentos necessários até o Ministério do Trabalho, em Brasília, em audiência ainda a ser agendada.
Na quarta-feira (19), os representantes da Comissão InterSindical Formiga, Expedito da Costa Guimarães (Sindicato dos Motoristas), Iolanda Fernandes (Sindicato das Costureiras), Paulo José de Oliveira (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde) e Eliane Maria da Silva (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio) estiveram reunidos em audiência com o Superintendente Substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais do SRT / TEM, Carlos Henrique Mello Filho.
A reunião ocorreu na sede da Prefeitura, em Pará de Minas. Carlos Henrique estava na cidade resolvendo assuntos para a instalação de uma Gerência Regional do MTE e a nomeação do gerente daquela unidade. Participaram da audiência membros da comissão e várias outras lideranças sindicais do Centro-Oeste de Minas.
Explanados os problemas e apresentadas as reivindicações, o superintendente estadual do MTE em Minas Gerais, Carlos Henrique, se prontificou a solucionar os problemas apresentados. A Agência do MTE de Formiga continuará funcionando na cidade, será instalada ainda uma agência também na cidade de Arcos. Outra decisão discutida é buscar realocar fiscais nas superintendências necessárias e autorizou à Comissão InterSindical Formiga agendar uma audiência do superintendente estadual com o prefeito Aluísio Veloso/PT para discutir melhorias da Agência do MTE em Formiga.

COMPATILHAR: