O Presídio de Pompéu está finalizando a construção de um albergue com capacidade para 27 vagas.

Com investimento de R$ 18 mil, oriundo de verbas de penas pecuniárias e doações do empresariado da cidade, o local será destinado a presos que cumprem o regime aberto e irá suprir a demanda por essas vagas.  A expansão aumentará em 30% a capacidade do presídio e trará mais segurança e comodidade para servidores e detentos.

Oito presos trabalham na edificação, acompanhados por policias penais da unidade prisional. Eles cuidam de todo o processo: desde a construção das celas até a finalização da pintura e demais acabamentos. Um dos custodiados já trabalhou como pedreiro profissional e é responsável pela orientação dos demais colegas. As obras começaram em fevereiro e a previsão é de que seja concluída ainda neste mês.

“O albergue está sendo construído em uma área isolada, o que dificulta qualquer possível tentativa de entrada de ilícitos pelos que estão no ambiente externo para os presos do regime fechado”, observa o diretor-geral do presídio, Bruno Nunes.

O projeto
 

O novo prédio terá 40 m², divididos em três celas com nove lugares cada. O projeto da obra foi realizado por um arquiteto cedido pela Prefeitura de Pompéu, em parceria com a direção do presídio. O Conselho de Segurança da cidade apresentou a proposta à Vara de Execuções Penais da região, que aprovou a liberação da verba.

Segundo o diretor-regional do Sistema Prisional na 7° Região Integrada Segurança Pública (Risp), Sérgio Evaristo de Souza, a obra, realizada em parceria com Judiciário, demonstra a boa relação entre os Poderes na região.

“O novo albergue trará melhorias para toda nossa região, não somente para a cidade. Ter esse apoio da Justiça local é de extrema importância para melhorar a condição do cumprimento de pena dos acautelados, bem como possibilitar melhores condições de trabalho para aos servidores do sistema prisional. Os benefícios da parceria e da ajuda de empresários são para todos”, afirmou.

Fonte: Governo de Minas

COMPATILHAR: