O tempo chuvoso e o céu nublado que marcaram os últimos dias no Centro-Oeste de Minas devem continuar entre sexta-feira (11) e domingo (13). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para a região, que vai desta sexta até a manhã de sábado (12). Veja informações sobre o alerta abaixo.

De acordo com a climatologista Alcione Wagner, o maior potencial para chuvas volumosas entre sexta e sábado ocorre devido à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que está sobre a região.

“Uma frente fria localizada no Litoral Sudeste formando um corredor de umidade e também um cavado contribuem para instabilidade na região, que deve permanecer no domingo (13) com a desconfiguração gradativa da ZCAS”, complementa Alcione.

Devido à nebulosidade, as temperaturas devem ficar amenas e não passam dos 30ºC. A umidade relativa do ar fica entre 60% a 100%, o que contribui para a sensação de abafamento.

Alerta do Inmet

O alerta emitido pelo Inmet nesta sexta prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, 50 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem devem chegar a 60km/h.

Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário. As orientações do Inmet são:

  • desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
  • em caso de situação de grande perigo confirmada: procure abrigo, evite permanecer ao ar livre;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Divinópolis15°C28ºC
Bom Despacho17ºC28ºC
Itaúna16°C27°C
Pompéu18ºC29ºC
Nova Serrana17ºC27°C
Pará de Minas16ºC27ºC
Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Sexta-feira (11): parcialmente nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 15ºC e 29ºC.
  • Sábado (12): parcialmente nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 16ºC e 28ºC.
  • Domingo (13): céu com algumas nuvens, com chance de chuva rápida durante o dia e à noite. Temperaturas entre 15ºC e 29ºC.

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: