A previsão do tempo aponta céu nublado e chance de pancadas de chuva entre sexta-feira (18) e domingo (20) no Centro-Oeste de Minas. Climatologistas alertam ainda para a chance de tempestades na região. As temperaturas devem ficar amenas e oscilar entre 15ºC e 28ºC ao longo do fim de semana.

Um alerta laranja de perigo de chuvas intensas foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a região nesta sexta. O aviso começou a valer às 10h25 e está previsto para terminar às 10h de sábado (19). Veja detalhes mais abaixo.

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) indica que o tempo deve ser instável e com chance de tempestades severas, não organizadas e de curta duração, que podem provocar granizo e chuva forte na região.

Segundo a climatologista Alcione Wagner, o tempo instável na região se deve à formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que traz a umidade da Região Norte do Brasil para o estado.

“Entre o sábado e o domingo, a contribuição de um cavado em conjunto com a ZCAS favorece o potencial para chuvas intensas em curto período de tempo e acumulados elevados para este final de semana. Alguns municípios podem registrar média entre 100 mm a 120 mm de precipitação nos próximos dias, com possibilidade de chuvas fortes, com raios e rajadas de vento”, explica.

Alerta do Inmet

O alerta emitido pelo Inmet nesta sexta prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma única hora, ou então, 50 e 100 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 60 km/h e 100 km/h.

Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Divinópolis15°C27ºC
Bom Despacho17ºC27ºC
Itaúna16°C26°C
Pompéu18ºC28ºC
Nova Serrana17ºC26°C
Pará de Minas16ºC26ºC
Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Sexta-feira (18): céu parcialmente nublado, com chance de chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 15ºC e 28ºC;
  • Sábado (19): céu parcialmente nublado, com chance de chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 16ºC e 26ºC;
  • Domingo (20): céu parcialmente nublado, com chance de chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 16ºC e 27ºC.

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: