Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram de uma operação em conjunto com Auditores Fiscais do Trabalho e com o Ministério Público do Trabalho, para erradicação do trabalho escravo em lavouras cafeeiras no sul de Minas Gerais.

Entre os dias 13 e 20 de julho os policiais, os auditores e os integrantes do Ministério Público do Trabalho efetuaram fiscalizações em fazendas nas cidades de Boa Esperança e Ilicínea, após o recebimento de denúncias.

De acordo com a PRF, no decorrer da operação, a força tarefa encontrou vários trabalhadores rurais em situações de trabalho análoga à de escravo, submetendo a jornadas exaustivas e sujeitando a condições degradantes. 

Além da inexistência de direitos trabalhistas básicos, como registro imediato do trabalhador e quitação mensal do salário, os lavradores eram submetidos a moradias em sistema de alojamento em situações precárias, além de frentes de trabalho sem banheiro. Também não eram fornecidos os equipamentos de proteção individual.

Os trabalhadores ainda eram responsáveis por todo o custeio do transporte e de sua alimentação desde seu estado de origem até as propriedades rurais no sul de Minas, algo totalmente ilegal nesse tipo de contratação de mão-de-obra. 

Ao todo foram resgatados mais de 60 trabalhadores, que tiveram os direitos trabalhistas e a dignidade da pessoa humana preservados. 

Fonte: Tapiraí TV

COMPATILHAR: