Nessa quarta-feira (17), moradores do Cidade Nova fizeram, a primeira colheita de verduras na unidade III do Projeto Horta Urbana, desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos. Cerca de 400 pés de alface roxa foram colhidos e entregues ao Cras I – volante, que fica no bairro e repassa à comunidade.

As mudas foram plantadas por alunos da Escola Municipal Angelita Gomes Pereira, no dia 11 de setembro, e a partir dessa data a comunidade passou a cuidar da manutenção da horta sob a coordenação de Joelsom Bambirra (da Sociedade São Vicente de Paula) e os voluntários Targino, João e Zé Pescador.

Os trabalhos são acompanhados pelos estagiários do curso de engenharia agronômica que prestam serviço ao Banco de Alimentos, Júlio Gonçalves, Saulo Bottrel e Renan Lima,  e pelos professores doutores do Unifor-MG, Adriano Alves da Silva e Fernanda Castro.

A técnica do Cras, Nirlanda Gomes, que atende a comunidade, ressaltou a importância que o projeto tem para a comunidade. “É uma imensa satisfação presenciar esse momento. Nossa comunidade ganhou mais luz.”

Para o coordenador do Banco de Alimentos, Anuar Teodoro Alves, o sucesso do projeto se deve ao envolvimento da comunidade, que “abraçou” a horta. “É muito gratificante ver as pessoas da comunidade envolvidas no projeto, desde o plantio até a colheita. Estamos assim ajudando a combater a vulnerabilidade alimentar e promovendo a soberania alimentar, produzindo alimentos saudáveis, de maneira agro-ecológica, sem uso de agrotóxicos. Gostaria de agradecer a todos os parceiros, empresas, amigos, colaboradores e voluntários que tem nos ajudado.”

O prefeito Eugênio Vilela também destacou o envolvimento da comunidade no projeto. “O Banco de Alimentos e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano trabalham valorizando a comunidade e as pessoas que mais precisam do poder público. Fico muito feliz de ver os moradores do Cidade Nova empenhados com o Horta Urbana. Estamos no caminho certo, promovendo a segurança alimentar e envolvendo a comunidade nesse processo”.

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: