Redação UN

Por meio de vídeo postado na página pessoal da vice-prefeita de Formiga, Adriana Prado, no Facebook, foi divulgada a chegada das 850 doses da vacina contra a Covid-19 previstas para o município, nesta primeira fase.

A imunização começará por profissionais da área da saúde. Para atender a todos os profissionais, entre a rede pública e privada, serão necessárias cinco mil doses. Por isso os primeiros profissionais a receberem as doses serão os que estão diretamente na linha de frente de combate à doença.

Além de Adriana Prado, que fez o anúncio da chegada da vacina, estavam presentes o prefeito Eugênio Vilela, o secretário de Saúde Leandro Pimentel e profissionais da pasta.

Eugênio, que tinha em mãos a nota fiscal das doses, comemorou a chegada da vacina e informou que este é apenas o “pontapé inicial” e que muitas fases virão.

Os imunizantes vieram da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Divinópolis e foram transportados por uma Van da Secretaria Municipal de Saúde e escoltada pela Polícia Militar.

O primeiro profissional da saúde a ser vacinado é um técnico de enfermagem que trabalha na UTI adulto da Santa Casa de Formiga. Ele tem 41 anos e trabalha na Instituição há 9 anos, além de atuar no Centro Nefrológico Formiguense. A vacinação será amanhã, às 9h no Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem (Cemap), localizado a rua Alderico Nogueira – 470 – bairro Sagrado Coração de Jesus, onde também haverá uma coletiva de imprensa.

Fases de Vacinação

Segundo o cronograma estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde, serão pelo menos quatro etapas de vacinação. A primeira fase, que inclui as duas doses, deve imunizar trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos e idosos acima de 60 anos que estejam institucionalizados. Para isso, seriam necessárias pelo menos 18.218 doses.

Na segunda fase seriam contemplados os idosos de 60 a 74 anos. Um total de 19.108 doses. A terceira fase entrariam pessoas diabéticas, hipertensas, com doença pulmonar, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, obesidade grave, pacientes oncológicos, transplantados e pacientes com anemia falciforme. Um total de 61.286 doses.

A quarta fase prevê a imunização de profissionais da educação, pessoas com deficiência crônica permanente severa, forças de segurança e salvamento, e funcionários do sistema de privação de liberdade. Totalizando mais 8.166 doses.

Ao todo, com as quatro fases, a expectativa é vacinar 53.394 pessoas. Cerca de 75% da população, resultando em 106.788 doses aplicadas no município.

– Foto: Decom Formiga

COMPATILHAR: