Um agricultor de 54 anos que não teve o nome divulgado recebeu o primeiro transplante de braços inteiros realizado no mundo. A cirurgia foi realizada em Munique, sul da Alemanha, por uma equipe de mais de 40 pessoas, entre médicos, anestesistas e enfermeiros.
O transplantado perdeu os dois braços em um acidente com uma máquina agrícola há seis anos e recebeu os novos membros de um jovem de 19 anos, que teve morte cerebral em conseqüência de um acidente automobilístico.
O cirurgião plástico Edgar Biemer, que chefiou a operação, disse que a técnica foi preparada durante cinco anos. Mas só agora foi encontrado um doador adequado.
O transplante durou mais de 15 horas e começou na noite da sexta-feira, 25 de julho e durou até o dia seguinte. Durante a operação a equipe de cirurgiões se dividiu. Enquanto um time se encarregou de retirar ambos os braços do doador, outros dois grupos trabalhava na regiões na altura de cada uma das axilas do doador na preparação para o transplante.
A cirurgia foi um sucesso e o paciente se recupera bem. Ele deve ficar internado por cerca de 5 semanas para exercícios de fisioterapia. Biemer avalia que serão necessários cerca de dois anos para as células nervosas dos membros superiores se desenvolverem o suficiente para que o paciente tenha condição de sentir os dedos das mãos.
O médico responsável comparou que o transplantado não terá uma precisão dos movimentos das mãos que o permitam tocar um piano, mas ele vai ter uma vida bem melhor do que quando usava as próteses.
O paciente dependerá de medicamentos contra a rejeição pelo resto da vida.

COMPATILHAR: