A Polícia Civil de Minas Gerais informou nessa terça-feira (9) que um novo processo seletivo para preencher a vaga de titular do novo delegado regional de Divinópolis deverá ser publicado nos próximos dias.

No sábado (6), foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais a exoneração do delegado regional da Polícia Civil de Divinópolis, Leonardo Pio, e do delegado-geral da superintendência de informações e inteligência policial, Ivan Lopes.

A Polícia Civil esclareceu que o delegado Marcelo Nunes Junior responde interinamente pela Delegacia Regional de Divinópolis, sem prejuízo ao andamento dos serviços, até que o novo representante seja escolhido. A PC não informou sobre a substituição de Ivan.

De acordo com o portal G1, no sábado, Leonardo e Ivan disseram que as exonerações ocorreram por livre iniciativa, diante da Operação “One Way”, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Corregedoria da Polícia Civil de Minas Gerais. Um policial civil foi preso na ação, que também investiga empresários e fábricas de placas.

No entanto, de acordo com a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, a exoneração foi baseada no Art. 106, alínea b do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais. Segundo o dispositivo, a exoneração, neste caso, ocorre a critério do Governo.

Diante dos fatos, a chefia da Polícia Civil de Minas Gerais enviou um comunicado informando que está consternada com o envolvimento de policiais que se encontravam em exercício de cargos de chefia. Além de Divinópolis, a Delegacia Regional de Polícia Civil atende Carmo do Cajuru, Cláudio, Itaúna e Itatiaiuçu.

COMPATILHAR: