A produção nacional de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), registrou alta de 15,7% no mês de outubro, quando saíram das linhas de montagem 315.956 unidades, contra as 273.027 fabricadas em setembro. Em relação a igual mês do ano passado, o crescimento foi de 6,3%, quando foram fabricadas 297.229 unidades. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (9) pela Anfavea ( Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
O resultado representa a recuperação da produção de caminhões e das exportações, reflexo da nova fase econômica no Brasil e no mundo, além do esforço da indústria para aumento dos estoques.
De acordo com o balanço, a produção de caminhões subiu 13% em relação a setembro: foram 12.999 unidades produzidas em outubro, sobre 11.506 contabilizadas no mês anterior.
Esse não é o primeiro crescimento da produção registrado pelo setor de caminhões. No entanto ele mostra a tendência de recuperação do segmento para os próximos meses, já que a indústria de veículos pesados trabalha por meio de encomendas e os consumidores fazem planejamento antecipado das compras.
Claramente, a tendência de recuperação do mercado de caminhões indica a melhora do segmento, afirma o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.

COMPATILHAR: