Normalmente usado para a limpeza nas lentes de contato, o soro fisiológico pode ser um dos principais agentes para infecções ou alergias nos olhos. É o que alertam os oftalmologistas. De acordo com especialistas, o uso errado é comum, tanto por desconhecimento sobre os riscos da substituição quanto pelo preço muito superior do produto específico (conhecido como solução multiúso).
O soro não limpa nem desinfeta a lente, propiciando, assim, o acúmulo de bactérias, gordura e proteínas. Essa contaminação de resíduos pode alterar a superfície da córnea, uma vez que os micro-organismos podem causar úlcera, edema e alergias. Essas lesões na córnea causadas por lentes contaminadas são uma das principais indicações de transplante entre jovens.
Para evitar problemas, as lentes devem ser desinfetadas diariamente. Se o usuário tem alergia ou
sensibilidade ao produto (o que ocorre raramente), é possível enxaguar as lentes com soro proveniente de pequenas ampolas de 10 ml (que podem ser descartadas) ou o do tipo não preservado – também vendido em farmácia. Recomenda-se limpar o estojo uma vez por semana e trocá-lo a cada três meses. Após esse tempo, a embalagem começa a reter resíduos que favorecem a adesão de bactérias.

COMPATILHAR: