Mais um professor entrou para o quadro dos mestres do Unifor-MG Daniel Gonçalves Ebias defendeu a dissertação com o título Um estudo exploratório do modelo de geração de viagens para bares e restaurantes na região central de Belo Horizonte, em maio, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
A área de concentração do mestrado/linha de pesquisa é Engenharia de Transportes/Logística Urbana. Sobre a pesquisa, Daniel Gonçalves Ebias enfatizou que ?a distribuição urbana de mercadorias tem se tornado fundamental para a economia das cidades. No entanto, apesar dessa importância, a atividade gera impactos negativos, proporcionado, muitas das vezes, pelos conflitos de interesses entre os diversos atores participantes desse processo. A compreensão do processo de distribuição urbana de mercadorias é imprescindível para o desenvolvimento de políticas públicas que proporcione o equilíbrio entre as necessidades da população no que se refere ao abastecimento urbano e os impactos negativos gerados pela atividade.
O trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo exploratório sobre o modelo de geração de viagens no setor de bares e restaurantes no intuito de subsidiar políticas públicas de logística urbana para o setor. A metodologia baseou-se na aplicação de questionário estruturado para bares e restaurantes de Belo Horizonte, que forneceu informações para o desenvolvimento do modelo de geração de viagens de carga por meio da aplicação de regressão linear. Além disso, os resultados obtidos foram comparados com estudos anteriores para a realidade brasileira, com a finalidade de investigar a eficácia da unicidade de modelos de geração de viagens para realidades similares (grandes metrópoles).
No Unifor-MG, Daniel Gonçalves Ebias leciona no curso de Engenharia de Produção as disciplinas Gerenciamento de Transportes e Planejamento e Controle da Produção l e ll, no curso de Administração as disciplinas Administração de Materiais e Administração da Produção l e ll e no curso de Ciências Contábeis ministra Administração de Materiais l e ll.
?A conclusão do mestrado é mais uma importante etapa da minha carreira profissional. Neste sentido, abre portas para o meu crescimento como professor universitário. O mestrado em Engenharia de Transportes me proporcionou ampliar o conhecimento acerca dos processos que envolvem a distribuição de cargas nos centros urbanos e conhecer as externalidades negativas desse processo. Tais conhecimentos irão auxiliar-me em pesquisas científicas voltadas para o setor, bem como desenvolver junto aos alunos discussões sobre essa importante atividade. Ressalta-se, ainda, o grande apoio proporcionado pelo Unifor-MG durante o período de estudos?, salientou o professor

COMPATILHAR: