O coordenador da Fazenda Laboratório, do Unifor-MG, professor Dr. Dênio Garcia Silva Oliveira, ministrou uma palestra no “2° Curso Construindo Consciência Socioambiental”.

A programação on-line contou com atividades nos dias 8 e 9 de março, promovidas pela Animallia, ONG localizada em Paulo Afonso, na Bahia. A iniciativa é pioneira e visa a ressocialização de infratores, levando a oportunidade de reflexão e mudança de hábitos.

O docente do Unifor-MG foi responsável em abordar o tema “Ressocialização e Reintrodução de Galos de Combate”. Ele é doutor em Ciências Veterinárias e falou sobre a experiência à frente do Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais (CVAGA), que recebe galos apreendidos em rinhas. O projeto é modelo para outros municípios, entre eles Uberaba.

A transmissão contou ainda com as palestras “Reflexões sobre Agressividade”, com o psicólogo e supervisor clínico Ramon da Cruz Salgueiro e “Os animais como sujeitos de direitos e Rinha de Galo”, ministrada pela professora de Direito Ambiental Juliana Araújo. O Doutor em Ciências Policiais Robis Nassaro fechou a programação com o conteúdo “Teoria do Link – Maus-tratos aos animais e violência contra as pessoas”.

Animalia

A ONG surgiu em 2014 por intermédio de um grupo de amigos, entre eles veterinários, biólogos e ambientalistas. O registro formal foi feito em 2016. A Animalia oferece suporte a órgãos de fiscalização ambiental e em operações. São responsáveis pela triagem dos animais, identificando os aptos à soltura, análise de área de soltura, além do manejo dos animais apreendidos. No dia a dia, os animais que aparecem em situação de traumas são encaminhados para o Cetas do Inema, órgão do Estado.

Comentários
COMPATILHAR: