O professor do Unifor-MG, Anísio Cláudio Rios Fonseca participou de uma pesquisa que descobriu a ocorrência do mineral analcima em Santa Catarina.

Intitulado de “Caracterização Mineralógica do Túnel da PCH Garça Branca e a Primeira Ocorrência de Analcima no Estado de Santa Catarina”, o estudo foi apresentado na VII Semana de Ciência da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Santa Catarina.

Segundo Anísio, a analcima é um mineral do grupo das zeólitas e forma elegantes cristais trapezoédricos com 24 lados, sendo muito apreciada como mineral de coleção e também para fabricação de filtros e peneiras moleculares. “Durante a execução da obra, supervisionada pelo geólogo e pesquisador Rodrigo Del Olmo Sato, o mineral foi encontrado em vesículas da rocha vulcânica presente no local”, informou.

Algumas amostras do mineral foram analisadas no laboratório de mineralogia do Unifor-MG. Segundo Anísio que é o curador do laboratório, a pesquisa durou cinco meses. “Quem quiser conhecer esse belo mineral, pode visitar o Laboratório de Mineralogia do Unifor-MG, onde belos espécimes estão expostos”, disse Anísio.

Os autores da pesquisa em ordem alfabética: Anísio Cláudio Rios Fonseca, Kelyn Rodrigues Moreno (bolsista), Mauricio Thadeu Fenilli de Menezes, Rodrigo Del Olmo Sato.

 

Fonte: Unifor-MG ||

COMPATILHAR: