O fisioterapeuta, Prof. Me. Wellerson Costa Faria, Coordenador do curso de Fisioterapia do Unifor-MG, realizou nos dias 2 e 3 de setembro um curso de atualização e aprimoramento em Fisioterapia nos Esportes, ministrado na cidade de Pouso Alegre – MG pelo Fisioterapeuta Esportivo, Rafael Ribeiro, do Colégio Brasileiro de Quiropraxia e Terapias Manuais – CBQ.

O curso abordou a atuação nas principais lesões esportivas, a ciência do esporte, prevenção de lesões, controle motor e variabilidade motora, especificidade nas modalidades esportivas, individualidade do atleta e do praticante de exercícios ou atividade física, a influência do sistema miofascial no esportista, as instabilidades articulares, capacidade e demanda no esporte, avaliação biomecânica por imagens e vídeos, terapia manual, educação em prevenção e critérios de retorno à prática esportiva, construção de protocolos e estratégias para redução das lesões e ganho de performance, Recovery Esportivo pré/intra/pós competição.

De acordo com o professor Wellerson, o curso foi focado na Prática Baseada em Evidências (PBE) e no raciocínio clínico, além da expertise profissional do ministrante com atletas de alto rendimento em diferentes modalidades esportivas.

Ele comentou que o curso foi muito importante para o constante processo de atualização e aprimoramento profissional, que reflete de forma positiva na prática acadêmica, permitindo compartilhar com os alunos toda bagagem de conhecimentos adquiridos. “Deixo aqui os meus agradecimentos ao Unifor-MG pelo apoio e incentivo nesse processo de educação continuada, valorizando sempre a qualificação de seus professores e colaboradores”.

O curso de Fisioterapia forma profissionais que atuam na promoção, prevenção, manutenção, recuperação e reabilitação da saúde, individual e coletiva. No Unifor-MG, os acadêmicos têm acesso a laboratórios tecnológicos de última geração, como a CLIFOR (Clínica Escola de Saúde), conta com projetos de extensão e parcerias na área Hospitalar e na Saúde Pública (UBS) e entram em contato com os atendimentos durante a formação.

 

Fonte: Unifor-MG

 

Foto: Divulgação/Unifor-MG

COMPARTILHAR: