A professora Suzicássia Silva Ribeiro é a nova mestra do Centro Universitário de Formiga. A defesa da dissertação com o tema ?Percepções de licenciandos sobre as contribuições do PIBID-Matemática ocorreu no dia 12 de setembro, na Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Dentro da linha de pesquisa em educação matemática, o projeto desenvolvido pela professora do Unifor-MG aborda o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Trata-se de uma iniciativa governamental constituída pela parceria entre universidade e educação básica com foco na qualificação e aperfeiçoamento da fase inicial de formação do professor.
O programa educacional proporciona a inserção do futuro professor no ambiente escolar com o objetivo de ampliar o olhar acerca da complexidade do sistema educacional, buscando resgatar o status social das licenciaturas.
De acordo com Suzicássia Silva Ribeiro, como a área de concentração do MPE (Mestrado Profissional em Educação da Ufla) é a formação de professores, a finalidade do projeto de pesquisa foi analisar a maneira como um grupo de 22 licenciandos em matemática percebem as contribuições do PIBID-Matemática para o avanço formativo.
Na pesquisa, foram destacadas três dimensões para o programa: política (ação governamental), social (diálogo entre a universidade e educação básica) e formativa (atualização da fase inicial de formação). Foi sugerida a criação de um instrumento de avaliação com critérios de acompanhamento das ações dos subprojetos de áreas e o registro das atividades desenvolvidas pelos pibidianos em diários de campo no formato de portfólios ou blogs.
A conclusão foi de que o grupo concebe razoavelmente a proposta do programa e percebe parcialmente as contribuições do PIBID-Matemática para a formação. A pesquisa considera também que os participantes precisam se inteirar com mais profundidade da proposta do programa no que se refere à construção do saber docente pela interação entre professor formador, em exercício, em formação e o educando da escola básica. Uma ponderação apresentada foi que a condição de docente em formação leva parte do grupo de futuros professores a dar mais importância ao benefício da bolsa auxílio do que ao avanço profissional e intelectual que o contato com a dinâmica da escola pode proporcionar.
No Unifor-MG, Suzicássia Silva Ribeiro leciona nos cursos: arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, engenharia de produção, medicina veterinária, pedagogia e serviço social, nos quais ministra as disciplinas de: cálculo, estatística aplicada ao serviço social, estatística aplicada ao esporte, estatística aplicada à educação, matemática instrumental, bioestatística e probabilidade.
Sobre o título de mestra, a professora ressalta: ?A lógica organizacional do mestrado, através da preparação para o processo seletivo, da composição do plano de estudo (articulação das disciplinas com o projeto de pesquisa), do contato com doutores e pós-doutores, das reuniões com os grupos de estudo, da participação em seminários, congressos e rodas de conversa, da produção científica e da interação com os profissionais de outras áreas do conhecimento, me proporcionou um crescimento intelectual e profissional?, comentou.
A professora ainda ressalta que ?o desenvolvimento da leitura crítica, a capacidade de oratória, a identificação de questões de pesquisa, a interpretação e síntese de conteúdos textuais são avanços que refletem significativamente na minha prática docente. Aproveito a oportunidade para destacar e agradecer o apoio financeiro que a Instituição me ofereceu, fazendo cumprir o seu propósito de investir na qualificação e atualização do corpo docente?, explicou.

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