A professora Elizabeth Rocha Carvalho de Oliveira e a aluna Mírian Resende Costa, do 5o período do curso de pedagogia, estão desenvolvendo um projeto de iniciação científica apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), intitulado ?A utilização de materiais e recursos didáticos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental I: a Pedagogia do Unifor em ação!?.
A pesquisa visa discutir a importância dos recursos e materiais didáticos no âmbito escolar, privilegiando o contexto do ensino fundamental I. segundo a professora, ?o tema é bastante relevante nos atuais debates ligados à educação, haja vista que a fundamentação teórica e a instrumentalização de professores acarretam em práticas pedagógicas mais eficazes?, explica.
Ela conta que o estudo organiza-se em dois planos, um teórico e outro prático, que serão realizados à luz das perspectivas teóricas sociohistórica e interacionista e da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel.
A professora detalha que, no plano teórico, serão analisados, por meio de um estudo bibliográfico, o conceito, a origem e a função pedagógica dos recursos didáticos, bem como suas vantagens no processo de construção do conhecimento, ao investigar sua relação com a aprendizagem significativa da criança. Com relação ao plano prático, serão analisados e estruturados dados coletados por professores da rede pública e dos cursos de pedagogia, bem como dados obtidos de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de produzir uma coletânea pedagógica, a qual as pesquisadoras desejam que se torne um referencial para os educadores que militam nas séries iniciais do ensino fundamental.
Ao final, os resultados serão socializados por meio da coletânea pedagógica e de uma oficina para demonstração das possibilidades encontradas. ?Dessa forma, pretende-se ressaltar, ainda, que é de fundamental importância a ação mediadora docente no planejamento e uso dos recursos didáticos, já que é nas suas interferências que os mesmos ganham sentido e exercem sua função. Com o trabalho, amplia-se o conceito de recursos didáticos, já que esse é, para vários autores, um componente essencial no trabalho de todo professor?, conta a professora.
Coordenação
A coordenadora de pedagogia, professora Maria Francisca de Souza Lopes, ressalta que, ?durante a apresentação da VII MIPE ? Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão, realizada, recentemente, no Unifor, este projeto ficou em primeiro lugar, o que é uma honra para todos os professores e alunos do curso?, conta.
?Considerando que estamos passando por um momento na história do país em que os cursos de formação de professores estão em descrédito, no Unifor, docentes e alunos estão empenhados e acreditando no que fazem, pois reconhecem o valor da educação e do trabalho do educador. Esta pesquisa agrega ainda mais valor ao curso?, encerra a coordenadora.

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