O Centro Universitário de Formiga teve mais uma professora aprovada no doutorado, a professora-mestre Cláudia de Oliveira Gonçalves Nogueira. Ela foi aprovada no doutorado em engenharia florestal com ênfase em impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas, parte do curso será realizado na UFLA (Universidade Federal de Lavras) e outra parte na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
A tese abordará sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos advindos da atividade minerária da região do Centro-Oeste mineiro (Formiga, Arcos, Córrego Fundo e Pains).
A aprovação no doutorado profissionalmente será importante, porque, segundo a professora, quase não há publicações sobre o assunto e vai trazer uma grande contribuição para a região. ?Quando se pensa em impacto ambiental, geralmente se pensa apenas em degradação, mas tem também o impacto social e econômico. A proposta é abordar a qualidade de vida, da água, a recuperação de áreas degradadas quando termina a atividade de mineração e outros aspectos?, comentou a professora.
Ao cursar o doutorado, a professora também trará para o Unifor mais conhecimentos. ?Representa mais um compromisso com a área da pesquisa, com a questão ambiental ao estudar as áreas degradadas, favorece o enriquecimento dos cursos de engenharia ambiental, de ciências biológicas e de engenharia da produção de forma direta. Indiretamente, serão trabalhadas também questões relacionadas à administração e enfermagem. Para a comunidade de Formiga e região, o projeto representa um subsídio para os empresários da atividade minerária, para a discussão dos problemas ambientais, sociais e econômicos advindos dessa atividade, responsável pela economia da região, e abrirá novas perspectivas de propostas para mitigar os problemas e propor soluções?, enfatizou.
A professora-mestre Cláudia Nogueira leciona nos cursos de diências biológicas, engenharia ambiental e sanitária, fisioterapia e de enfermagem.

COMPATILHAR: