A professora Tânia de Fátima Gontijo Fonseca e as egressas Isadora Ferreira Rodrigues e Sanny Catheriny Gregório Borges, do curso de biblioteconomia do Unifor, participarão do 35° Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação (ENEBD), em Belo Horizonte, de 15 a 21 de julho.
Elas apresentarão um artigo sobre a ação ?Manhã de Leitura Afetuosa?, realizada dentro do projeto ?Asas da Liberdade?, que resultou do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) das egressas. O título do artigo aprovado é ?A contribuição de um programa biblioterápico para a melhora do desempenho escolar: um olhar sobre crianças com perfil do transtorno de déficit de atenção hiperatividade (TDAH) em escola municipal de Formiga-MG?.
O Projeto ?Asas da Liberdade?, sob a coordenação da professora Tânia de Fátima Gontijo Fonseca, promoveu, entre abril e novembro de 2011, a atividade de extensão ?Manhã de Leitura Afetuosa?, no Centro Universitário de Formiga. O objetivo da atividade foi interagir o curso de biblioteconomia com a comunidade local.
A ação foi realizada mediante aplicação de um programa biblioterápico (leitura terapêutica) direcionado à crianças que necessitavam de uma melhora no desempenho escolar.
Todo mês, no período matutino, das 8h30 às 11h, 15 alunos da Escola Municipal José Honorato de Castro dirigiam-se ao Unifor, acompanhados por um professor, para participar de várias atividades de cunho lúdico e recreativo, como música, contação de história, oficina e dança, com o intuito de promover o crescimento, o desenvolvimento dos alunos e comprovar que a biblioterapia pode ser um instrumento de motivação para a aprendizagem e a socialização dessas crianças.
?Participar de um evento tão renomado da área mostra a preocupação do Unifor em estimular seus alunos à busca de outras atividades acadêmicas que colaborem no processo de construção de conhecimento. Assim, torna-se importante o reconhecimento desses através da divulgação pública de seus trabalhos, seja por meio de publicações ou de apresentações em encontros, congressos e seminários?, comentou Tânia de Fátima Gontijo Fonseca.

COMPATILHAR: