A professora Normélia Gonçalves Vilela Coelho da Rocha foi homenageada durante a reunião na Câmara Municipal nesta segunda-feira (7), por meio da Comenda Educador Paulo Freire. A indicação foi feita pelo vereador Edmar Ferreira/PT. Outros educadores também receberam a homenagem na semana passada.
A homenagem se dá por meio da lei municipal 4517, de 20 de setembro de 2011. Os professores foram escolhidos, por cada vereador, pelo fato de se destacarem na promoção de políticas, programas e projetos.
Normélia Gonçalves agradeceu aos vereadores pela homenagem. ?Quero deixar aqui o meu agradecimento ao meu ex-aluno e vereador Edmar Ferreira e aos demais vereadores por essa homenagem tão significativa para mim. Quero dizer que eu a recebo com muito carinho. Fico realmente muito grata. Posso dizer também que a recebo em nome de todos os outros professores. Fico feliz por ver que o professor não está esquecido, que vocês se preocupam com a educação e isso é muito bom, é muito importante?, disse.
A professora é natural do município de Cristais. Ela é casada com o jornalista e diretor do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias, Paulo Coelho da Rocha, que também esteve no plenário durante a homenagem.
A educadora é formada em biologia pela Fafi/Fuom, estando apta a administrar aulas de ciências, programas de saúde, sendo aposentada como professora de biologia do segundo grau. Normélia Gonçalves ministrou aulas de ciências e programas de saúde no primeiro grau, aulas de biologia, de imunologia e de hematologia no segundo grau e no curso auxiliar de patologia clínica.
Ela se graduou no curso normal, atual magistério em 1971, no Colégio Santa Teresinha e em 1975 em ciência físicas e biológicas. Tem pós-graduação em biologia geral na PUC de Belo Horizonte, além de diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização. Normélia Gonçalves atuou como professora em escolas particulares e estaduais, onde trabalhou ainda como vice-diretora. Atualmente, a educadora dedica parte de seu tempo ao desenvolvimento de ações junto a entidades voltadas para a assistência de carentes ou portadores de alguma deficiência.

COMPATILHAR: