A professora Tânia de Fátima Gontijo Fonseca, que leciona no curso de biblioteconomia do Unifor-MG, foi a responsável por organizar e editar os textos do livro ?Prêmio Mérito Nosso Educador: experiências vivenciadas na Rede Municipal de Ensino?, publicado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em 2010.
Segundo a professora, a publicação é o resultado das experiências pedagógicas desenvolvidas pelos docentes da rede municipal de ensino no ano passado, inscritas e aprovadas no Concurso Prêmio Mérito Educador, promovido pela Prefeitura de Formiga.
Tânia Fonseca explica que, para participar da ação, os projetos devem seguir as normas dispostas no edital do concurso, além de passarem por uma Comissão de Avaliação, composta por profissionais ligados à área da educação. Após aprovados, os textos vencedores são reunidos e dão origem ao livro, que vem sendo publicado desde 2008.
De acordo com a professora, o trabalho desenvolvido por ela prova que a biblioteconomia tem uma frente de trabalho bastante ampla, não se limitando apenas à biblioteca. ?Esse profissional é útil em diversas áreas e prova, a cada dia, sua importância dentro da sociedade. O trabalho desenvolvido pelo bibliotecário, no caso específico do livro, contribui para a qualidade final do produto, que fica esteticamente correto, mais organizado e de acordo com as normas indicadas pela ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas]?, ressaltou.
A publicação é distribuída gratuitamente a todos os professores da Rede Municipal de Ensino de Formiga. A terceira edição do livro já está sendo organizada e também contará com a colaboração da professora Tânia Fonseca.

Ensino na prática
O aluno do 3º período de biblioteconomia, Matheus Augusto Gondim Alves, também participou da produção do livro. Ele foi responsável pela digitação dos textos, além de ajudar a professora durante o desenvolvimento do trabalho.
Ambos, professora e aluno, ainda participaram da elaboração e organização da apostila ?A mágica do saber?, publicada pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes e distribuída gratuitamente aos alunos do 2º período da Educação Infantil.

COMPATILHAR: