A partir desta segunda-feira (5) mais de 540 escolas de 132 cidades da rede pública estadual passam a ter atividades em modo presencial com o retorno de professores para preparar a volta dos alunos às salas de aula na próxima segunda-feira (12). 

Na semana passada, o governo de Minas autorizou a retomada das aulas presenciais nos municípios que estão na Onda Vermelha do plano Minas Consciente. Antes, estavam liberadas apenas as escolas localizadas nas ondas Amarela e Verde.

Nesta nova etapa do retorno presencial na rede estadual de ensino, são mais de 1.100 escolas. Em Belo Horizonte, 37 instituições estão na lista.

O novo passo só foi possível em razão da melhora dos indicadores da pandemia e do acompanhamento das primeiras unidades de ensino que reabriram e não foram registrados casos de contaminação por coronavírus. 

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica do governo de Minas, Izabella Cavalcante, avalia o cenário. “Nas localidades que já haviam iniciado as atividades e que estavam em onda Amarela ou Verde a gente amplia o retorno para o 3º ano do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental, então a gente recebe os profissionais que atendem esses anos de escolaridade essa semana e os estudantes na próxima semana. Outro cenário que nós temos são das cidades que estavam em Onda Vermelha mas que agora evoluíram para a onda Amarela ou Verde, nesse caso as escolas serão autorizadas a iniciarem as atividades tanto nos anos iniciais quanto no 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.”

Em Belo Horizonte, alunos do 4º e 5º anos das escolas municipais voltam às salas de aula nesta segunda-feira. Nesta nova etapa são esperados 35 mil alunos e 1.200 professores. 

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: