Professores da rede pública de educação municipal de Belo Horizonte farão uma paralisação completa nesta terça-feira (8) para reivindicar reajuste salarial. O Sindicato dos Trabalhadores Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-Rede BH) convocou a categoria para uma assembleia na tarde de hoje na praça da Estação.

Com isso, não haverá aula nas escolas municipais e emeis. O sindicato garantiu que não haverá corte de ponto para os trabalhadores que participarem da assembleia.

De acordo com o sindicato, a pauta da assembleia será a apreciação da proposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a campanha salarial de 2022 e a deliberação de um calendário de mobilização.

Segundo o Sind-Rede BH,  a proposta de reajuste parcelado (5% a ser pago em agosto e 6,77% em janeiro de 2023) da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da PBH vai descumprir a da Lei Nacional do Piso Nacional do Magistério para os primeiros 7 níveis da carreira da Educação. 

Na argumentação do sindicato, há crítica também a extinção dos primeiros níveis e reenquadramento dos profissionais que passarão a receber abaixo do piso, “pois na prática isso significará o achatamento da carreira do professor municipal”. 

Depois da assembleia, os professores seguirão para a porta da prefeitura, onde realizarão um ato. Na sequência, os decentes se integrarão ao movimento dedicado ao Dia da Mulher, o 8M.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: