Nos dias 26 e 27 de maio de 2011, o coordenador do curso de engenharia ambiental, o professor Leyser Rodrigues Oliveira, e a professora Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, participaram, em Belo Horizonte, do IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. Na ocasião, foi abordado o tema ?O Futuro da Educação e a Educação do Futuro?.
De acordo com Jussara Rodrigues, o fórum teve como objetivo promover a democratização do conhecimento dentro do conceito prático de desenvolvimento sustentável, adotado em todo o mundo. ?Neste ano, o fórum propôs discussões sobre diversas áreas do conhecimento, voltado para a democratização de ideias e experiências construtivas que relacionam o desenvolvimento sustentável e a comunicação. Foi desenvolvido para gerar reflexão acerca dos direitos e deveres de cada pessoa, de acordo com o papel que exerce na sociedade, como cidadão, profissional, mãe, filho, amigo, em relação a tudo e todos que estão ao seu redor?.
O professor Leyser destacou que um dos pontos de reflexão foi a união. ?Devemos juntar esforços para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito para a natureza, nos direitos humanos, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com as gerações presentes e com as futuras gerações. A necessidade de se estabelecer o uso consciente dos elementos de valor intangível, como a água, o ar e a biodiversidade, requer a construção de novos hábitos para a preservação do planeta, aliando o desenvolvimento econômico, social e ambiental e sabendo que é possível crescer, se desenvolver e prosperar preservando a fonte da vida: o Planeta Terra?, observou o professor.

Comentários