Os vereadores homenagearam, na reunião da Câmara Municipal dessa segunda-feira (30), 10 professores, que se destacaram na promoção de políticas, programas e projetos relevantes para a educação de crianças, jovens e adultos em Formiga.

Cada vereador escolheu um professor que recebeu a Comenda Educador Paulo Freire.

A homenagem se dá por meio da lei municipal 4517, de 20 de setembro de 2011, de autoria do vereador José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha).

Indicados por cada vereador:

Gisele Alves Pereira Oliveira – Evandro Donizeth da Cunha (Piruca)

Rosane Aparecida da Silva – Flávio Martins

Wirlene Maria de Almeida Abreu – Flávio Couto

Inêidina Sobreira – Joice Alvarenga

Ana Paula Santiago – Cabo Cunha

Rosimeire Soares Costa – Marcelo Fernandes

Rodrigo Vinícius Ferreira – Mauro César

Claudenice Rosa da Silva Souza – Sandrinho da Looping

Geraldo Reginaldo de Oliveira – Sidney Ferreira

Elizângela da Rocha – Wilse Marques

Quem foi Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife e faleceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997. Ele foi um educador e filósofo brasileiro e se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do “vanguardismo” dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

COMPATILHAR: