O programa ?Projovem Adolescente? atende jovens de 15 a 17 anos, pertencentes às famílias beneficiárias do programa ?Bolsa Família? ou em situação de risco social. O trabalho é realizado em parceria com a Prefeitura e, atualmente, acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras II).

Em 2012, várias ações foram promovidas por intermédio do programa. Segundo os coordenadores, Geovane Souza Melo Junior e Mateus Rodrigues da Costa, em 2013, novas atividades estão sendo estudadas, de forma a beneficiar os participantes. ?Em breve, novidades serão apresentadas aos jovens, que têm sempre entusiasmo para participar?, ressaltaram.

Retrospectiva
Em 2012, as atividades de Orientação Social e Facilitação Técnica Geral foram desenvolvidas por Geovane Souza Melo Junior e Mateus Rodrigues da Costa, juntamente com as respectivas coordenadoras dos Cras I e II, Daniane Aparecida Nunes e Carolina Iami Rubinich Iannotti. Entre elas, estão: visita técnica à Biblioteca Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, visita técnica e parceria com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), passeios ecológicos, confraternizações, aulas de dança e jiu-jitsu e palestras com diversos profissionais, como: psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, contador e policial militar.

Conheça
O ProJovem oferece oportunidades socioeducativas para criar condições de inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional e no mundo do trabalho.

Podem se inscrever nesta modalidade os adolescentes de famílias beneficiárias do programa ?Bolsa Família? ou que estejam em situação de risco social, independentemente de renda (encaminhados pelo Conselho Tutelar ou Ministério Público, Creas ? Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Nesta modalidade, não há oferta de bolsas. As atividades socioeducativas são complementares à educação formal e é exigida a frequência regular à escola. Abordam conteúdos necessários para a compreensão da realidade e para a participação social, além de oferecer também o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome gerencia esta modalidade.

COMPATILHAR: