Alunos, professores e coordenação do curso de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG, apoiados pela Secretaria Municipal de Saúde, promoveram, no último dia 09, durante toda a manhã, um evento diferenciado na Praça Ferreira Pires, em Formiga/MG: o Projeto Cidadão Veterinário.

O evento teve como objetivos possibilitar o exercício da profissão e o treinamento técnico?cientifico dos alunos; desenvolver uma ação de auxílio ao próximo e interação social; aproximar o Centro Universitário da comunidade; além de comemorar, é claro, o Dia do Médico Veterinário, celebrado em 09 de setembro.

Na oportunidade, várias tendas foram colocadas no local, onde diversos serviços foram prestados à comunidade. Assistidos por professores, os acadêmicos do curso prestaram diversos serviços, como explicações sobre temas relacionados à saúde pública ? zoonoses e informativos do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária); planfletagem do Vestibular UNIFOR-MG 2009 e temas da área de Medicina Veterinária ? posse responsável, zoonoses e divulgação do curso; mostra de peças de animais; divulgação de materiais relacionados às disciplinas; vacinação de animais contra a raiva; avaliação clínica de animais; e distribuição de brindes (patrocinados pela empresa Purina).

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dênio Garcia Silva de Oliveira, o projeto alcançou os objetivos propostos e superou as expectativas, apresentado um resultado bastante positivo. ?O evento foi de extrema importância para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, pois permitiu uma comemoração diferenciada e, principalmente, possibilitou a prática dos alunos e a aproximação destes com a comunidade. Cerca de 54 cães foram vacinados, número que prova a eficácia da promoção de atividades como esta. A procura pelos serviços oferecidos foi grande e os donos de animais e interessados de uma maneira geral participaram, com muita curiosidade e aceitação, das atividades promovidas pelos alunos?, acrescenta.

O Projeto Cidadão Veterinário foi apoiado pela direção do Instituto de Ciências da Saúde do UNIFOR-MG.

COMPATILHAR: