Um projeto de educação ambiental está sendo desenvolvido em Formiga, com o objetivo principal de conscientizar os formiguense em relação à coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo orgânico e reciclável, além da preservação ambiental.
A responsável pelo projeto é a bióloga Norma Rodrigues Nunes de Senna, da empresa Ecosbil Engenharia e Estudos Ambientais, de Dracena (SP), vencedora da licitação para desenvolver o projeto em Formiga.
A bióloga conta que pretende desenvolver várias atividades em Formiga, ela começou realizando palestras em escolas infantis sobre reciclagem, coleta seletiva e pretende fazer o mesmo em empresas poluidoras da cidade.
Outro projeto é fazer blitze ecológicas, em parceria com a secretaria de Gestão Ambiental. Inicialmente, as blitze serão no centro da cidade e também perto do posto da Polícia Militar Rodoviária, na MG-050, onde haverá panfletagem e orientações sobre a importância da coleta seletiva.
O projeto visa a atingir todos os públicos, inclusive as empresas. A bióloga conta que começou a conscientização pelas crianças, mas pretende desenvolver projetos para adultos e adolescentes também.
Norma de Senna deixa a seguinte mensagem para conscientizar a população: ?não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva, mais de 50% do que chamamos lixo e que formará os chamados ?lixões? é composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. O lixo é caro, gasta energia, leva tempo para decompor e demanda muito espaço, mas o lixo só permanecerá um problema se não dermos a ele um tratamento adequado. Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza é preciso rever os valores que estão norteando o nosso modelo de desenvolvimento e, antes de se falar em lixo, é preciso reciclar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar, qualquer iniciativa neste sentido deverá absorver, praticar e divulgar os conceitos complementares de redução, reutilização e reciclagem – chamados 3 r?.

Comentários
COMPATILHAR: