A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que fica na cidade de Santos/SP, sediou, entre os dias 07 e 09 de outubro, o I Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (I COBRIC). O evento tratou do tema ?Ideias e soluções para uma sociedade sustentável?, dividido em três eixos temáticos. Na oportunidade, o trabalho ?Biodiversidade das proteases e arilsulfatases em solos tratados com biossólidos e cultivados com girassol?, desenvolvido pelo Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira e apresentado pelo estudante do 7º período de Engenharia Ambiental, Magno José Alves, recebeu o ?Prêmio Dr. Milton Teixeira?, como melhor projeto do Brasil em Engenharias e Ciências da Terra. Os experimentos, realizados na Universidade Estadual Paulista (UNESP), geraram um conjunto de dados que foram tabulados e analisados conjuntamente com o estudante Magno, o qual também foi o responsável pela apresentação no evento.

A Prof. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira e sua orientada de Iniciação Científica do 3º período de Engenharia Ambiental, Virgínia Dias Lages, também participaram do congresso. Na ocasião, a estudante apresentou os dados parciais do trabalho ?Dinamismo e estratégias corporativas: um estudo nas cooperativas de crédito rural em Formiga (MG)?. Segundo a Prof. Dra. Jussara, responsável pela pesquisa, a participação no evento sinaliza a dimensão do projeto. ?Trabalhamos, até agora, apenas com os dados coletados em Formiga, pois nos deparamos com uma grande complexidade no processo de obtenção, análise e interpretação dos mesmos. Isso, entretanto, é normal em pesquisas cujas metas devem se reorientar em função do alcance dos objetivos. Porém, participar de um evento da magnitude do COBRIC, mostra que estamos no caminho certo de construir uma grande rede de informações, as quais poderão auxiliar o processo de tomada de decisão, inclusive no tocante à sustentabilidade do setor financeiro, para as cooperativas de crédito mútuo e rural de Minas Gerais, alvos do projeto?, declarou.

UNIFOR-MG e Iniciação Científica
Conforme o Prof. Dr. Leyser, a aprovação de trabalhos e a participação de professores em eventos nacionais e internacionais é resultado do estímulo da Instituição ao desenvolvimento de projetos de pesquisa. ?É preciso que todos saibam que o UNIFOR-MG tem um corpo docente altamente qualificado, que entende e conjuga o ensino, a pesquisa e a extensão, como os pilares da moderna educação superior. É claro que nada disso seria possível sem o interesse dos alunos em seguir a carreira acadêmica, como o mestrado e o doutorado, tal como nossos orientados de Iniciação Científica se propõem?, explica.

Premiações
Em relação à premiação, o Prof. Dr. Leyser mostrou-se surpreso. ?Não esperávamos, pois eram dezenas de trabalhos de altíssimo nível acadêmico, de grandes instituições dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de não termos inscrito o nosso para concorrer. A apresentação do aluno Magno, fruto de muito preparo e cuidado técnico, entretanto, surpreendeu a comissão avaliadora, que revisou os critérios de premiação e nos concedeu a honraria?.

O trabalho passou pelo crivo analítico de 99 renomados professores-revisores de diversas universidades nacionais e internacionais, como a Universidad de Cádiz (UCA), USP, UNICAMP, UFSCar, UNISANTA, entre outras, e de técnicos da PETROBRÁS e do Centro Sanny de Estudos e Pesquisas.

O Prof. Dr. Leyser também foi premiado, em setembro, no II Simpósio Científico dos Pós-Graduandos do Centro de Energia Nuclear Aplicada à Agricultura (CENA), pertencente à Universidade de São Paulo (USP). Este mês, o professor irá a Passos/MG apresentar um outro trabalho, selecionado entre os dez melhores do Brasil, durante o V Simpósio Mineiro de Engenharia Ambiental (V SIMEA), que também será publicado, na integra, em edição especial, no periódico Ciência et Práxis.

Entrevista
Durante o I COBRIC, o Prof. Dr. Leyser concedeu uma entrevista à Rede Brasil, falando sobre a premiação e sobre a importância do prêmio como estímulo à iniciação científica no país.

COMPATILHAR: