Redação Últimas Notícias

Está no caixa da Santa Casa, desde 14 de fevereiro deste ano, os mais de R$150 mil repassados pela Prefeitura de Formiga, como parte das indicações do orçamento impositivo para 2019, para a implantação de um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) da Hemominas no município.

Apesar da liberação dos recursos, de acordo com a gestora da entidade, Myrian Coelho, ainda não é possível definir uma data para que a população de Formiga passe a doar sangue por aqui.

Como se trata de uma unidade com muitas exigências, o processo está justamente nas etapas de aprovação das plantas.

“A princípio nos pediram que o posto contasse com 200 m2, o que é inviável para a Santa Casa, então voltamos a conversar com a Fundação Hemominas e foi aceita a proposta para redução desse espaço para 170,41 m2”, comentou a gestora.

Conforme a planta, enviada com exclusividade ao Últimas Notícias, o posto avançado deve contar, além da área reservada a funcionários, com área de cadastro/espera, sanitários, sala de triagem, área de pré-lanche e de lanche e sala de coleta.

Uma das exigências da fundação é de que o posto tenha saída direta para a rua, o que também impôs um desafio para o hospital.  Até o momento, a definição é de que o Pace seja erguido em frente a UPA, entre o portão do estacionamento e a Hemodiálise.

Apesar de não ser possível estabelecer uma data, o andamento do projeto e a liberação da verba são indicativos de que um desejo antigo dos formiguenses, em médio prazo poderá se concretizar.

O valor a ser investido na obra foi indicado pelo vereador Sidney Ferreira.

COMPATILHAR: