A partir deste mês, educadores e educandos das escolas municipais estarão envolvidos em um projeto de combate ao ?bullying?. Este é um termo utilizado para definir uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo em inglês refere-se ao verbo ameaçar, intimidar.
O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, por meio do setor pedagógico, e busca trabalhar a formação do educando na sua integralidade, visando a formação de atitudes éticas, a construção da cidadania e um relacionamento baseado em valores, como respeito ao próximo, honestidade, responsabilidade, tolerância e outros. É um trabalho que a escola deve fazer no seu dia a dia.
De acordo com a diretora de gestão educacional, Fátima Belo, a Secretaria Municipal de Educação não tem recebido queixas sobre ?bullying? na rede municipal. ?Esta é uma questão de prevenção. A escola deve enfrentar o tema ?bullying? justamente para prevenir?, contou.
O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira será realizada com professores da rede e envolverá fundamentação teórica, estudo, reflexão e discussão do tema proposto. Já a segunda etapa, será realizada com os alunos da educação infantil, do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.

COMPATILHAR: