As obras da fase de execução do projeto “Terra das Águas” começaram no dia 14 de setembro deste ano, com o uso de máquinas pesadas, como trator agrícola e retroescavadeira. Os trabalhos envolvem ações de conservação do solo, tais como: construção de barraginhas e terraços.

Ambas estruturas de obras de terra promovem a infiltração de água no solo e o controle de processos erosivos, ações importantes para o abastecimento da capacidade produtora de água nas nascentes da bacia.

As atividades foram iniciadas na região do Morro das Balas. Elas serão realizadas em diversas propriedades inscritas no projeto, localizadas na sub-bacia do rio Formiga, a montante da captação de água pelo município.

De acordo com o coordenador geral do projeto, Heytor Marcos Silva Pimenta, houve uma alteração no cronograma inicial devido à pandemia da Covid-19, além de atrasos burocráticos. O término do projeto está estipulado para março do ano que vem.

A próxima fase inclui as ações de proteção da vegetação no entorno de nascentes e cursos de água, com a construção de cercas de arame farpado”, explicou.

A equipe atual do projeto é composta por: Heytor Marcos Silva Pimenta (coordenador geral); professora Dra. Kátia Daniela Ribeiro (supervisora de extensão); Evandro Marinho Siqueira (analista Ambiental); José Ivo da Silva (supervisor de execução); João Paulo Augusto Borges (fiscal de Obras); Carolina Dayana Epifânio Teles e Igor Vinícius Silva (estagiários). A empresa Antares Carvalho e Melo Empreendimento LTDA é a contratada para a execução das obras.  

“Terra das Águas”

Os trabalhos são desenvolvidos pelo Unifor-MG em parceria com o Ministério Público, Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais) e Saae.

A iniciativa visa proteger a vegetação das nascentes e de cursos de água, promover a infiltração da água no lençol freático e controlar erosões e o carregamento de sedimentos, de forma a aumentar a quantidade e melhorar a qualidade das águas da sub-bacia do rio Formiga.

Fonte: Unifor-MG

Comentários
COMPATILHAR: