O projeto cultural ?Um Piano pela Estrada ? Brasil Sertões?, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e idealizado pelo pianista Arthur Moreira Lima, será apresentado em Divinópolis amanhã, quinta-feira (23), na praça do Santuário, a partir das 20h.
As apresentações de concertos do pianista levam a música erudita e popular especialmente a públicos que nunca tiveram ou raramente têm contato com esse tipo de manifestação artística e passam por várias localidades do território brasileiro.
O objetivo da iniciativa é dar oportunidade às pessoas, sem distinção de classe social, de conhecer obras musicais eruditas como as de Bach, Beethoven, Chopin, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga, Astor Piazzolla, entre outros compositores da música clássica e popular brasileira e universal, sem esquecer a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro.
Os concertos têm duração média de 1h30 e são feitos em cima de um caminhão-teatro que, num feito inédito na música clássica no Brasil, foi criado como forma de levar a grande música de concerto aos mais variados públicos. A estrutura do caminhão-teatro possibilita apresentações em cidades que nem sequer possuem teatros, uma vez que o veículo é instalado em espaços públicos como praças, em frente a igrejas, pontos turísticos, reservas ecológicas, monumentos ou marcos históricos, aldeias indígenas, quilombos, etc.
Depois da apresentação em Divinópolis, a caravana do músico segue para outras idades de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Quando a caravana encerrar a última apresentação desta fase, na cidade cearense de Sobral, terá percorrido mais de 25 mil quilômetros em estradas dos sertões brasileiros.

COMPATILHAR: