Na tarde desta segunda-feira (31), o promotor da infância e juventude, Alexandre Alves de Oliveira, se reuniu com vários pais de alunos da Escola Estadual Pio XII, na promotoria do Fórum Magalhães Pinto. Foi feito um abaixo assinado, além de depoimentos dos próprios pais, que estavam indignados com a notícia de que a escola será fechada.
A escola Pio XII tem de 1º ao 9º ano, mantidos pelo Estado. São 102 alunos de 1º ao 5º ano e cerca de 110 do 6º ao 9º ano, segundo estimativas da diretora Rosana Rezende Martins, no total de 202 estudantes. De acordo com a diretora, o número mínimo para evitar o fechamento da escola deveria ser de 350 alunos. O anúncio aos pais foi feito pela inspetoria de ensino na noite de sexta-feira passada (28), na própria escola.
Em entrevista à imprensa local, nesta segunda, o promotor disse que a inspetoria de ensino deveria ter feito um comunicado a ele ou ao juizado da Infância e Juventude sobre o problema. ?Fiquei bastante surpreso com a notícia. A nossa intenção é resolver isso com os representantes da educação de forma amigável, pois é um assunto voltado para a entrada da criança na sala de aula?.
Alexandre Alves de Oliveira contou que no final da tarde desta segunda iria se reunir com a superintendente de ensino de Passos, Lázara Idalina de Pádua. ?Tomamos ciência da situação por meio dos pais dos alunos. A partir dessa reunião de hoje, vamos ver o que poderá ser feito. Se não for de uma forma amigável temos a outra solução, que é abrir uma ação civil pública, por meio do Ministério Público. Esses alunos não podem perder aulas e, caso a resposta do Estado demore, tendo uma justificativa correta ou não, uma solução seria a reposição dessas aulas. Disseram também que todos os alunos poderiam ser transferidos para a Escola Tonico Leite [GOT], é preciso saber também se essa a escola comporta todos esses alunos.
Uma das mães que estava no Fórum, Evangelina Maria da Costa, contou que a notícia para ela foi como se tivesse morrido alguém. ?Eu faço parte do colegiado da Pio XII, meu filho está na 6ª serie. Na sexta-feira passada, ficamos sabendo à tarde que teria uma reunião na escola. Achamos que era alguma coisa sobre a volta às aulas. Eles nos disseram que iria fechar a escola, foi um susto para nós. Os pais ficaram revoltados, disseram ainda que se nós quiséssemos poderia ser transferida toda a turma, com os mesmos alunos e o mesmo professor para o GOT. O nosso bairro tem a fama de ser um bairro pobre, mas mesmo assim, mostramos que é ao contrário, que a nossa mobilização tem força?, disse.
O vereador Eugênio Vilela também estava no Fórum, apoiando os pais. ?Se a falta de alunos não foi detectada agora, porque não olharam isso antes? O promotor está extremamente sensibilizado com a situação e disse que vai buscar meios para apaziguar o ocorrido?.
Nesta terça-feira, às 7h será feita outra mobilização com pais e alunos uniformizados em frente à Escola Pio XII. A escola atende alunos dos bairros Rosário, Santa Luzia, Vila Esperança, Lajinha e Padre Remaclo.
Alternativa
Na manha desta segunda-feira (31), a inspetora de ensino de Formiga, Ieda Canto, esteve na escola Pio XII e se reuniu com a diretora Rosana Rezende Martins, quando apresentou uma alternativa da superintendência de ensino de Passos. Segundo a diretora, foi aberta a possibilidade para que os alunos que não queiram ser transferidos para outras escolas poderia-se designar professores para que eles estudem na Pio XII. Assim, tentariam resgatar outros alunos que evadiram para as demais escolas.
Esta possibilidade será ainda negociada. Rosana Martins lamenta que está havendo uma imposição para o fechamento da escola e que não poderia ser dessa forma, pois sequer deram a chance de resgatar outros alunos. A diretora disse também que os pais e representantes da escola fizeram contato com vereadores, deputados, delegada de ensino da superintendência de Passos e que farão a manifestação nesta terça-feira (1º) para evitar o fechamento da escola, mas que agora depende de outros órgãos para solucionar o caso.
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes/PSC já acionou a Secretaria Estadual de Educação sobre o assunto e uma comissão deve vir a Formiga fazer uma vistoria na próxima quarta-feira (2)
A redação do jornal Nova Imprensa e portal Últimas Notícias teve a informação de que foi proposto que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a escola Pio XII. Entretanto essa conversa foi apenas informal, e a secretaria municipal havia concordado de assumir a unidade.

COMPATILHAR: