Hoje (29) é o ultimo dia de exibição da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na TV, dos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais que disputam o segundo turno.
De acordo com o calendário eleitoral, também termina o prazo para a divulgação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita, de propaganda eleitoral em páginas institucionais na internet e para a realização de debates entre os candidatos.
A legislação estabelece ainda que a propaganda eleitoral por meio de alto-falantes e amplificadores de som pode ser feita até amanhã (30), mas só até as 22 horas, assim como a realização de carreatas e a distribuição de material de propaganda política.
No domingo (31), os eleitores poderão ir às urnas entre as 8h e as 17h. Aqueles que chegarem perto do fim do horário, receberão senhas para que possam ser atendidos e, com isso, garantir o direito ao voto. Os eleitores de todo o país deverão votar em seu candidato à Presidência e, em oito estados, em concorrentes ao governo estadual. Nos dois casos, o número do candidato e do partido tem dois dígitos. O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que os eleitores levem uma cola com o número do candidato, e com isso, agilizar o tempo de votação.
A estimativa do TSE é que, nos estados onde haverá segundo turno (Goiás, Alagoas, Pará, Amapá, Paraíba, Rondônia, Roraima e Piauí, além do Distrito Federal) o tempo médio que cada eleitor gastará na cabine de votação será de 30 segundos. Nas localidades onde haverá votação apenas para presidente, o tempo deverá ser menor.
No dia da eleição, os eleitores podem manifestar seu voto, desde que de maneira individual e silenciosa.

COMPATILHAR: