Os Correios prorrogaram até o dia 19 de março, o prazo para que as escolas inscrevam seus alunos na 39ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Podem participar estudantes entre 9 e 15 anos, matriculados em instituições de ensino das redes pública e privada de todo o País, limitando-se ao número de duas redações por escola.
A iniciativa, realizada pela União Postal Universal (UPU), agência da ONU, responsável pela coordenação mundial de serviços postais e organizada no Brasil pelos Correios, tem como tema em 2010 Porque é importante falar da aids e se proteger dela. Além de premiar os melhores textos, o concurso visa incentivar a escrita por correspondências e debater assuntos relevantes entre os participantes. O concurso está integrado às ações da campanha ?Correios contra a aids?, também promovida pela UPU e parte da ação mundial de prevenção à doença.
Segundo o diretor dos Correios em Minas Gerais, Fernando Miranda, a participação no concurso é muito importante para a formação individual de cada jovem. ?Esta é uma ótima oportunidade de mostrar ao mundo um retrato da produção intelectual e da maturidade dos estudantes dessa faixa etária nos mais diversos países e realidades, contou.
Inscrições
Cada escola deverá realizar uma seleção interna e enviar todo o material para a Assessoria de Responsabilidade Social dos Correios (Anel Rodoviário, Km 21,5 – Universitário – Belo Horizonte/MG – 31255-901). Além do limite de duas cartas por instituição, a ficha de inscrição deve ter o nome completo do aluno concorrente, idade, série que está cursando, assinatura e o nome da escola.
O conteúdo da carta deverá ser inédito, obedecer ao tema do concurso e o limite entre 500 e 800 palavras. A redação precisa ser regida de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e estar em forma de carta, contendo saudação, assinatura e endereço do remetente.
Fases e prêmios
As premiações serão realizadas de acordo com cada etapa. A primeira delas, fase estadual, consiste na entrega de um netbook e um certificado ao primeiro colocado, que ganha o direito de participar da etapa nacional. O segundo e terceiro colocados vão ganhar um som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM. Já na fase nacional o vencedor recebe um notebook wireless, troféu, certificado e a vaga para a fase internacional, que será divulgada na Revista Correio Filatélico (Cofi). Na última e decisiva etapa os três primeiros colocados receberão medalhas da Secretaria Internacional por seus respectivos lugares e terão o nome publicado na revista da UPU.
Resultado 2009
No ano passado, o concurso teve o tema: Como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor. Os vencedores da fase estadual foram:
1º lugar: Iuly Kristina Silva Avelar, do Instituto Dom Carlos Sterpi, em Belo Horizonte;
2º lugar: Carolina Martinez Bonora, do Centro Educacional Inovação, em Poços de Caldas;
3º lugar: Felipe Augusto Silva Souza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, em Uberlândia.
Campanha ?Correios contra a aids?
Lançada no dia 9 de fevereiro, a campanha promovida pela UPU, em conjunto com o Programa da ONU sobre HIV/aids (UNAIDS), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Sindicato Global dos Trabalhadores Postais (UNI Global Union), teve sua primeira fase lançada em julho de 2009, com a participação de seis países: Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria, escolhidos por apresentarem altos índices de prevalência do HIV.
A expectativa da UPU é que haja adesão de mais países e operadores postais para, conjuntamente, contribuírem com a redução da propagação do HIV, redução esta contemplada nos Objetivos do Milênio, das Nações Unidas. Durante essa primeira fase, aproximadamente 24 mil postos dos Correios nesses países exibiram e distribuíram materiais informativos sobre HIV/aids.
No Brasil, a estimativa é de que 150 agências dos Correios participem da campanha, que incluirá a oferta de cartões postais com abordagens bem humoradas de questões relacionadas ao HIV/aids, o envio de cerca de 800 mil mensagens por mala direta postal domiciliária, além da distribuição de 15 mil folders e mil cartazes. A criação do site www.correioscontraaids.org.br e o lançamento de um carimbo comemorativo também fazem parte da campanha.

COMPATILHAR: