Mais de 95 mil veículos e cerca de 60 mil mineiros foram abordados pelas blitze da Campanha Proteja Nossas Crianças, no ano passado. Por meio das ações da campanha, a população está usando cada vez mais o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) como ferramenta de denúncia de crimes contra crianças e adolescentes.
No comparativo com o ano de 2008, as denúncias feitas pela população ao serviço em 2009 subiram 26%. Foram 3.463 (2009) e 2.735 (2008). Os crimes mais denunciados durante o ano passado foram negligência e abandono, com 1.093 ligações, violência física dentro de casa, com 1.075, e abuso sexual, com 222 ligações.
A Campanha Proteja Nossas Crianças percorreu todas as regiões mineiras e realizou mais de 130 blitze. Além disso, as blitze contaram com a colaboração de vários parceiros. Em 2010 será mantida a linha de trabalho, dando prioridade às ações educativas nas áreas em que mais ocorrem os crimes de exploração sexual; estradas e regiões turísticas. A previsão é que um milhão de panfletos, 300 mil adesivos e 100 mil cartazes sejam distribuídos em 146 blitze novas realizadas em todo Estado.
?A ênfase será dada na realização das blitze que a Sedese (diretamente ou em parceria) realiza desde julho de 2004 e na construção de novas parcerias, de modo que consigamos engajar novos atores na campanha e a ampliar seu espaço geográfico. Temos que perseverar no que fazemos hoje, pois os resultados, como demonstram os dados do Disque Direitos Humanos, são animadores. Os resultados aparecerão aos poucos e naturalmente,? explicou o coordenador da campanha, Márcio Macedo.
Proteja Nossas Crianças
A Campanha Proteja Nossas Crianças é uma das maiores iniciativas já realizadas de combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes no país. Envolve toda a sociedade civil e mobiliza a população a denunciar casos de violência.
Lançada em maio de 2008, é dividida em duas etapas. A primeira, voltada para o combate à exploração sexual e a segunda abordou a violência doméstica. A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

COMPATILHAR: