Na estação mais quente do ano, não é somente sua pele que necessita de proteção contra os raios solares. Mais que um assessório, os óculos de sol são peça-chave para um verão sem transtornos, uma vez que protegem os olhos dos raios UVA e UVB, que podem ser nocivos para as estruturas oculares.
Apesar de estar acessível ao público com vários modelos, das mais diversas cores de lentes e formatos, os óculos de sol ainda causam divergência entre os oftalmologistas quando o assunto é qual é o mais eficaz para proteção ocular. Mas em um ponto todos são unânimes. Usar óculos de sol que não tenham proteção contra raio ultravioleta pode trazer mais transtornos do que não usar nada para proteger os olhos sob o sol.
Isso se deve aos óculos sem o filtro facilitarem a ação dos raios solares, já que no escuro ocorre a dilatação das pupilas, o que facilita a entrada de radiação. Portanto, fique literalmente ?de olho?, óculos sem a proteção adequada colocam o olho em maior risco. Ao escolher o seu modelo predileto, além de observar o certificado de filtro anti-UV, procure modelos que envolvam os olhos, impedindo, assim, a penetração de luz através das aberturas existentes entre os óculos e o rosto.
Já quanto as cor das lentes, é recomendável que não se use sob o sol lentes com tonalidades que vão do rosa ao vermelho e roxo. Apesar de existir uma gama de cores para a escolha, algumas são mais apropriadas para determinadas atividades. As lentes amarelas, por exemplo, apresentam bons resultados para quem dirige à noite, uma vez que aumentam o contraste. Já na praia, o uso das lentes verdes é o mais indicado.

COMPATILHAR: