Nesta terça e quarta-feira (23 e 24) ocorrerão as avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB), que constituem um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). É a partir do IDEB que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. Participam do SAEB de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas municipais de 5º e 9º ano do ensino fundamental. A aplicação das avaliações ocorrerá em formato impresso e presencial nas escolas.

Aplicação das avaliações

Para a aplicação das provas nas escolas municipais serão observadas as diretrizes estabelecidas pela versão mais atual do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19. Além disso, será garantida a distribuição de álcool em gel nas salas e a exigência do uso de máscaras por todos. Vale ressaltar que a participação na avaliação presencial é obrigatória. Aprimoramento Educacional

A partir da avaliação do SAEB, é possível otimizar processos e estratégias educacionais e fornecer subsídios que contribuam para a universalização do acesso à educação e para a ampliação da qualidade, equidade e eficiência do ensino, sobretudo no contexto pós-pandemia.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: